Por que os milhos comuns não viram pipoca?

“Eu queria saber porque o milho de pipoca estoura e o ‘milho de galinha’, não.” Espindola

 Espindola, o milho que vira pipoca (milho pipoca) e o milho de galinha (milho comum) pertencem a mesma espécie (Zea mays), no entanto, são variações diferentes. Apesar de serem da mesma espécie, eles possuem muitas diferenças na sua constituição.

Para começar, o milho comum é muito maior do que o milho pipoca e tem também um formato mais achatado, enquanto o milho pipoca é mais arredondado. Todas as variedades de milho possuem basicamente três partes (casca, endosperma e embrião). A resistência da casca, a distribuição do endosperma e o tamanho do embrião são os fatores responsáveis pela capacidade que o milho tem de virar pipoca ou não.

O endosperma é constituído por amido duro e amido mole. O amido duro é a parte do milho que ao ser aquecido expande formando a pipoca. No milho comum, a quantidade de amido duro é muito pequena pois o seu embrião é muito desenvolvido e ocupa muito espaço dentro do grão. O milho de pipoca é o contrário: o embrião nestes grãos é muito reduzido e sobra um grande espaço que é, praticamente, todo preenchido pelo amido duro, o responsável por virar pipoca. O embrião não tem qualquer participação para que o milho vire pipoca. A casca também tem seu papel. No milho comum, a casca é muito dura e resistente, mesmo com aquecimento ela raramente se rompe. Já no milho de pipoca a casca é muito mais fina e fraca, o aquecimento já é motivo para que ela se rompa com a pressão interna.

Juntando tudo, o milho comum tem casca dura e resistente, embrião ocupando quase metade do grão e muito pouco espaço para o amido duro. Enquanto o milho de pipoca tem casca fina e fraca, embrião muito pequeno e um grande espaço preenchido com amido duro. Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é mínima e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca.

Alguns milhos comuns podem até estourar, e “tentar” se tornar uma pipoca, mas normalmente formam “pipoquetas” que estão longe de ser uma pipoca gostosa e suculenta. Quando o milho de pipoca não estoura, é sinal de que a casca pode ter alguma perfuração (furinho) e por isso não teve a pressão necessária para se tornar pipoca. Para saber com detalhes como o milho vira pipoca, clique AQUI!

portal-agropecuario-milho-especial

O milho pipoca é menor, mais arredondado e com a casca é fina que o milho comum.

milho-de-pipoca

Quando um milho de pipoca não estoura, ele pode estar com alguma perfuração na casca…

Fonte: Globo Rural