O que tem por trás do nosso umbigo?

O que tem por trás do umbigo? E para que serve

“O umbigo é só um buraco? o que tem por trás dele? Para que serve? Ele é ligado em algum órgão?” (Phelipe D. Passos)

Oi Phelipe. O umbigo é apenas a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical, e manifesta-se como uma depressão na pele. A palavra umbigo tem sua origem no latim umbilicus, que significa saliência arredondada em uma superfície. Nosso umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos. Por baixo da pele temos somente um tecido fibroso e musculatura, que não tem nenhuma utilidade.

Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue arterial da mãe,  rico em oxigênio e nutrientes, até o bebê, e uma veia, que leva o sangue de volta para o corpo da mãe para ser feito a filtração e a nova oxigenação. Mas ele perde a função quando o bebê nasce, o próprio organismo se encarrega de fazer a cicatrização natural, esse processo forma o umbigo.


Acontece que depois do nascimento a pele cobre o tecido da veia e das artérias do cordão umbilical, que regridem e somem completamente após o nascimento, não deixando traços do lado de “dentro” do umbigo. Do lado de fora, o que sobra é aquele buraquinho.

Hoje em dia, o umbigo é utilizado como via de acesso na realização de laparoscopias e intervenções semelhantes, enquanto que o cordão umbilical interessa sobretudo como indicador da existência de alguma anomalia, já que se é curto ou longo demais, pode ser origem de algumas complicações obstétricas. Para saber um pouco mais sobre umbigo, clique AQUI!

Super Abril e Wikipedia

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.