Curiosidades

Por que algumas frutas escurecem depois de cortadas?

Por que algumas frutas escurecem depois de cortadas?
Esse texto foi útil para você?

“O Diário de Biologia é sem dúvida o melhor blog de ciências da internet. Parabéns! Meu filho de 8 anos e eu queremos saber porque as frutas como maçã e banana escurecem depois de cortadas.” Maria Lúcia e Lucas

“Tenho 16 anos e simplesmente adoro Biologia. Já li o blog quase todo! Bom, essa semana eu estava tomando suco de maçã e me surpreendi que decorrido algum tempo o suco tornou-se escuro, e o mesmo ocorre com a maçã quando se expõe a parte branca. Por quê isso ocorre?” Obrigado. Éden, Recife-PE




Obrigada pelo incentivo Maria Lúcia, Lucas e Éden. É verdade! Quando cortamos, amassamos ou trituramos alguns vegetais, como maçã, pêra, banana e batata, eles se tornam escuros. Essa reação é conhecida como escurecimento enzimático que é provocada por uma enzima chamada polifenol oxidase (PPO), presente nesses vegetais.

Após cortarmos as frutas, quebramos algumas células e as polifenóis oxidases entram em contato com o oxigênio do ar e isso causa o seu escurecimento. Na verdade, ocorre uma oxidação dos compostos fenólicos das frutas. A ação desta enzima resulta na formação de pigmentos escuros (melanina), freqüentemente acompanhados de mudanças indesejáveis na aparência o que não significa que a fruta está imprópria para consumo, apesar de que, essa reação diminui muito a vida útil do alimento.



Para reduzir a ação dessa enzima é recomendável a redução do pH pela adição de ácido cítrico, por exemplo. Para isso, basta pingar algumas gotinhas de limão ou laranja sobre as frutas depois de cortadas. É tiro e queda!

brown-apple

As frutas escurecem por causa da ação de uma substância presente dentro das células.



——————————

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


4 comentários

4 Comments

  1. Marta Luisa

    em

    Que legal não sabia, eu sempre fui bem chata tanto a isso e quando a minha maça ja começa a escureser eu fico com nojo. haha

    Mais e a batata sempre que a minha mãe vai fazer tipo pure ela pede para depois de eu cortar eu colocar ela na agua gelada para ela não escureser isso ajuda no caso da batata?

  2. manotroll

    em

    cara jurava que eras bacteriúrias proliferando da fruta

  3. Marco Vasconcelos

    em

    Meus parabéns pelo blog!Você está fazendo um grande trabalho.Em relação ao presente escrito, que coisa mais interessante!Fiquei surpreso como um processo tão complexo tem, digamos assim, uma profilaxia tão simples, ou seja,só umas gotinhas de limão; muitíssimo interessante. Excelentíssimo blog. Até mais.

  4. fatima

    em

    Eu já havia perguntado mas até hoje não obtive nenhuma resposta.
    O que faz com que cada pessoa tenha um timbre de voz totalmente diferente.
    Existem pessoas que o som da voz chega a doer e outras são um bálsamo para os ouvidos. Podem responder para o meu email mesmo.
    Porque ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo