Por que existem casca ovos de galinha com cores diferentes?


“Digo, sem medo de errar, que seu site é o mais completo acervo online de biologia a que tive acesso. Minha dúvida, é por que as cores dos ovos das galinhas são diferentes ? Imagino que as diferentes colorações estejam relacionadas a adaptações ao meio, diferenças de espécies, camuflagem, e proteção. Gostaria ainda de saber se uma mesma ave é capaz de colocar ovos com cores distintas e se existem diferentes propriedades nutricionais de acordo com a cor do ovo.” Luis Felipe – Franca/SP.

Obrigada pelo incentivo, Luis Felipe! Olha só, o que determina a cor da casca do ovo é uma característica genética que está relacionada à raça da galinha. Galinhas brancas, aquelas de aviários, colocam ovos brancos, enquanto as vermelhas (ou amarronzadas), consideradas “galinhas caipira” põem ovos coloridos que variam entre, marron, avermelhados, azulados e outros. Na verdade, ainda não se sabe a origem do pigmento que determina essa coloração, mas provavelmente provenha de células do útero, onde a casca do ovo é formada.

Um grande engano é pensar que algumas cores de ovos são mais saudáveis que outros. Baseado nesse mito, o mercado determinou o preço mais alto dos ovos coloridos pois são os mais procurados pelo consumidor, uma vez que todos acreditam serem ovos com mais vitaminas. Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os coloridos. Ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais e contêm por volta de 220 miligramas de colesterol.


chicken-eggs-brown-white

O que determina a cor da casca do ovo, é uma característica genética ligada à raça da galinha!

————————————————–


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.