Por que temos meleca no nariz?

“De onde vem a meleca de nariz e como ela é feita?” Laís Karoline – Garanhuns/PE

Laís, embora pareça bem nojenta a meleca exerce um importante papel no nosso organismo. Como sabemos, dentro do nariz temos muitos cílios (pelinhos microscópicos) e uma forte irrigação sanguínea que tem a função de purificar, aquecer e tornar mais úmido o ar que inspiramos para garantir uma respiração saudável. Além disso, temos na musosa nasal, glândulas produtoras de secreção, que mais tarde vira a meleca.

A meleca se forma porque junto com o ar, respiramos impurezas e microrganismos como vírus, bactérias e fungos. Isso tudo fica retido nos cílios e na secreção do nariz, quando a secreção fica saturada de impurezas, parte dela é removida. Quando estamos em um lugar muito poluído (poeira, fumaça e etc.) a produção da secreção nasal aumenta para reter as impurezas e evitar que ela chegue aos pulmões. Como os cílios estão em constante movimento, eles levam aquela massinha de caca misturada com poeira e micróbios para a abertura do nariz. Essa é a meleca!

Mais do que uma bolinha de sujeira sem serventia, a meleca é uma defesa do nosso organismo e serve como uma barreira protetora. Ela possui a consistência endurecida porque é ressecada pelo ar que entra quando respiramos Mas, embora seja útil, volta e meia, é preciso removê-la. Isso porque, em grande quantidade, ela pode atrapalhar a passagem de ar pelo nariz. E aos comedores de meleca fica um aviso: ao engolir meleca você está levando para o seu organismo impurezas, bactérias, vírus e outros microrganismos que ficaram retidos na mucosa nasal e isso é uma nojeira sem tamanho!

comer-caca-de-nariz-e-bom-pra-saude
A meleca se forma porque junto com o ar, respiramos impurezas e microrganismos como vírus, bactérias e fungos.