Animais

Lesma-banana tem o órgão genital maior que o corpo

Lesma-banana tem o órgão genital maior que o corpo
Esse texto foi útil para você?

Há quem diga que a lesma-banana tem o maior órgão genital do mundo em relação ao tamanho do corpo. E não é pra menos, o órgão genital desses bichinhos pode ser tão longo quanto o tamanho do corpo (até 18 cm, uauuu!!!).

Os cientistas o chamam de Ariolimax dolichophallus. O nome dolichophallus significa realmente “órgão genital longo”! Bom, como as outras lesmas e caracóis, a lesma-banana é hermafrodita. Depois de um longo ritual de sedução, duas lesmas copulam sobre um “leito” de limo, e acreditem: ambas atuam ao mesmo tempo como macho e fêmea durante muitas horas de acasalamento.

Embora tudo pareça muito interessante, algumas vezes a fêmea reprodutora prende o órgão genital da outra com tanta força que ela não consegue mais desprender. Assim a única alternativa que resta àquela que possui o órgão genital aprisionado é recorrer a um ato extremo: Roer o próprio órgão genital muitas vezes ajudada pelo parceiro.




Isso parece bem assustador, mas existe uma boa explicação: a lesma mutilada fica incapacitada de copular novamente (lógico!), assim, ela canaliza todas energias para o cuidado com seus ovos fertilizados.

4452939261_66f18e5bb8_b

O nome dolichophallus significa realmente “órgão genital longo”!



jv94y

o órgão genital desses bichinhos pode ser tão longo quanto o tamanho do corpo (até 18 cm, uauuu!!!).

FEf8p

Embora tudo pareça muito interessante, algumas vezes a fêmea reprodutora prende o órgão genital da outra com tanta força que ela não consegue mais desprender.



——————————————————

FONTE: RECORDES DA NATUREZA – Mark Carwardine

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. Edmilson

    em

    Ainda bem q eu n so uma lesma o.o”

  2. :woot: 😮 Nossa!

  3. Yanna

    em

    senhor, eu ri muito! UAHUAHAUHAUH

  4. antonia aparecida feitosa

    em

    Sou dentista e bióloga, criei lesmas de algumas espécies e gosto muito deste bicho. Quero saber se existem grupos formados de estudo destes animais, gostaria de conhecer.
    Muito obrigada, Antonia.

    • marcio arruda peoplerine

      em

      Dra Antonia…gostaria de saber se vc acompanha as mutações genéticas destas lesmas ou se sabe onde posso obter informações referentes ?
      Agradeço,

      Marcio

  5. kikario

    em

    Gente!!!! Que coisa mais bizarra…. Nem consigo imaginar isso que dirá ver….
    De qualquer forma adorei o blog e voltarei sempre para conhecer essas peculiaridade dos animais. um abração e boa sorte!

  6. aryane

    em

    ninguem ia querer botar a maça na lesma banana ne eca :love: :sick:

  7. digo

    em

    Lesma do kid Bengala

  8. marcio arruda peoplerine

    em

    Dra Antonia,

    Gostaria de saber se tens informação de mutações destas lesmas ou onde posso consultar esta informação ?
    Grato,

    Abdol

  9. debora

    em

    não fica incapacitada de copular…. pode continuar dando!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo