Lesma-banana tem o órgão genital maior que o corpo

Há quem diga que a lesma-banana tem o maior órgão genital do mundo em relação ao tamanho do corpo. E não é pra menos, o órgão genital desses bichinhos pode ser tão longo quanto o tamanho do corpo (até 18 cm, uauuu!!!).

Os cientistas o chamam de Ariolimax dolichophallus. O nome dolichophallus significa realmente “órgão genital longo”! Bom, como as outras lesmas e caracóis, a lesma-banana é hermafrodita. Depois de um longo ritual de sedução, duas lesmas copulam sobre um “leito” de limo, e acreditem: ambas atuam ao mesmo tempo como macho e fêmea durante muitas horas de acasalamento.

Embora tudo pareça muito interessante, algumas vezes a fêmea reprodutora prende o órgão genital da outra com tanta força que ela não consegue mais desprender. Assim a única alternativa que resta àquela que possui o órgão genital aprisionado é recorrer a um ato extremo: Roer o próprio órgão genital muitas vezes ajudada pelo parceiro.

Isso parece bem assustador, mas existe uma boa explicação: a lesma mutilada fica incapacitada de copular novamente (lógico!), assim, ela canaliza todas energias para o cuidado com seus ovos fertilizados.

4452939261_66f18e5bb8_b
O nome dolichophallus significa realmente “órgão genital longo”!
jv94y
o órgão genital desses bichinhos pode ser tão longo quanto o tamanho do corpo (até 18 cm, uauuu!!!).
FEf8p
Embora tudo pareça muito interessante, algumas vezes a fêmea reprodutora prende o órgão genital da outra com tanta força que ela não consegue mais desprender.

——————————————————

FONTE: RECORDES DA NATUREZA – Mark Carwardine