O que acontece no corpo durante um afogamento?


“Queria saber o que acontece no corpo da gente quando afogamos e morremos. Seu blog é super legal, não me canso de ler!” Sabrina carvalho

Sabrina, essa é uma questão bastante “agonizante” de explicar, mas vale a pena saber… Na verdade, durante um afogamento a pessoa aspira muita água, que encharca os pulmões, causando asfixia, inconsciência e até a morte.

1- Diante do desespero, a pessoa que está se afogando tenta prender a respiração se debatendo sem parar, mas sem querer, engole pequenas quantidades de água, o que provoca o fechamento da laringe, órgão situado entre a traqueia e a base da língua. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que a água não inunde os pulmões.

2- Depois de algum tempo, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente tenta respirar debaixo d’água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Parte do líquido vai para o estômago e o restante segue o mesmo caminho do ar: percorre a traqueia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.


3- O pulmão fica encharcado. Assim, a troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) não acontece mais. A taxa de oxigênio reduz e causa danos em todos os tecidos, inclusive as células nervosas. O cérebro é gravemente lesionado e a pessoa perde a consciência.

4- Depois de chegar aos alvéolos, a água entra no sangue e penetra e destrói os glóbulos vermelhos. Com isso, o potássio presente nessas células vaza para o plasma sanguíneo. Em concentração elevada, o potássio é fatal: nessas condições ele impede a transmissão dos impulsos nervosos e, assim, a contração muscular. Com isso, o coração pode parar de bater.

afoga
No afogamento, água entra pelo nariz, invade os pulmões e detona células do sangue

———————————————————-


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.