Qual o maior cérebro do planeta?

Obviamente, os animais maiores possuem o maior cérebro. O cérebro da baleia cachalote pesa cerca de 7,8 kg, enquanto o elefante africano pesa em torno de 5,4 kg. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, entretanto o cérebro humano é o maior da natureza.

Mas ao contrário do que muitos pensam o tamanho do cérebro não está exatamente relacionado à inteligência. Se considerarmos como um indicativo de inteligência a capacidade de raciocínio e o grau de complexidade do neocórtex (aquela área do cérebro dos mamíferos ligados ao pensamento e a comunicação), certamente a vitória pertence aos seres humanos. Mas o papel do neocórtex ainda está sendo pesquisado e, de acordo com alguns especialistas, o cérebro humano deveria ser considerado apenas como a versão maior do cérebro de um primata.

Alguns cientistas acreditam que o nosso cérebro evoluiu mais depressa que o de qualquer outro animal, impulsionado pelo desenvolvimento de estruturas sociais e comportamentais altamente complexas. Outros teóricos acreditam que talvez o cérebro humano ainda esteja se desenvolvendo, mas pode ser que até lá o próprio homem já tenha destruído o planeta!

cerebro
Se o homem tivesse o tamanho do elefante africano (pesando em média 5 toneladas) o cérebro teria o impressionante peso de aproximadamente 81 kg. UAU!!!!

————————————————————————————-