Qual o maior cérebro do planeta?


Obviamente, os animais maiores possuem o maior cérebro. O cérebro da baleia cachalote pesa cerca de 7,8 kg, enquanto o elefante africano pesa em torno de 5,4 kg. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, entretanto o cérebro humano é o maior da natureza.


Mas ao contrário do que muitos pensam o tamanho do cérebro não está exatamente relacionado à inteligência. Se considerarmos como um indicativo de inteligência a capacidade de raciocínio e o grau de complexidade do neocórtex (aquela área do cérebro dos mamíferos ligados ao pensamento e a comunicação), certamente a vitória pertence aos seres humanos. Mas o papel do neocórtex ainda está sendo pesquisado e, de acordo com alguns especialistas, o cérebro humano deveria ser considerado apenas como a versão maior do cérebro de um primata.

Alguns cientistas acreditam que o nosso cérebro evoluiu mais depressa que o de qualquer outro animal, impulsionado pelo desenvolvimento de estruturas sociais e comportamentais altamente complexas. Outros teóricos acreditam que talvez o cérebro humano ainda esteja se desenvolvendo, mas pode ser que até lá o próprio homem já tenha destruído o planeta!

cerebro
Se o homem tivesse o tamanho do elefante africano (pesando em média 5 toneladas) o cérebro teria o impressionante peso de aproximadamente 81 kg. UAU!!!!

————————————————————————————-


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.