Por que vemos uma imagem só, se temos dois olhos?

Seres humanos e vários outros bichos possuem dois olhos apontados para a mesma direção, o que faz com que boa parte do mundo seja detectada em dobro (uma vez em cada olho, claro!). Mas pense bem: Se duas imagens são enviadas ao cérebro, como é que não vemos em dobro o que está diante do nosso nariz?

Bem, na verdade isso acontece porque as imagens das duas retinas correspondentes ao mesmo ponto no espaço à nossa frente são combinadas no córtex visual (a porção mais superficial do cérebro). Isso significa que nessa estrutura há neurônios que recebem simultaneamente sinais elétricos relativos às imagens formadas em cada um dos olhos, permitindo a visão binocular. Como as duas imagens de um mesmo objeto em que olhamos cair sobre pontos exatamente correspondentes das duas retinas, os sinais referentes às duas imagens são alinhadas e ativam exatamente os mesmos neurônios no córtex visual, levando à percepção de uma única imagem.

Isso não acontece para as imagens dos objetos que não recebem o foco do olhar. E isto é muito útil, pois quando objetos estão fora do plano de foco, sabemos que eles formam duas imagens, pois a distância entre eles indica ao córtex o quanto o objeto está a frente ou atrás do plano de foco.

Reparem nisso: Se os olhos precisam ser puxados para bem perto do nariz (ficando vesgo) para que uma imagem fora de foco seja percebida pelo córtex como uma só, é porque o objeto está muito perto dos olhos, não é? E se os olhos ficam bem paralelos, é porque o objeto está muito longe dos olhos. É por isso que a visão bilocular possibilita uma visão tridimensional. Com noção de profundidade.

tsigma22
Nossa capacidade de enxergar profundidade pode ser um “efeito colateral” pela vantagem de uma boa visão noturna!

O pesquisador australiano Jack Pettigrew, acreditava que a função da visão bilocular era aumentar a sensibilidade dos animais noturnos a pouca luz ao permitir que um mesmo neurônio combinasse os sinais dos dois olhos. Ele achava também que a noção de profundidade (hoje tão útil para estacionar um carro) seria um efeito colateral da vantagem de enxergar bem a noite. Vai entender não é?

olhos-azuis
Isso acontece porque as imagens das duas retinas correspondentes ao mesmo ponto no espaço à nossa frente são combinadas no córtex visual (a porção mais superficial do cérebro).