Paleoantropólogo mostra como os seres humanos podem ser no futuro: membranas entre os dedos, menos dentes, pálpebras extras e muito mais

Seres humanos do futuro: Como será o homem nos próximos séculos?

Com tantas mudanças climáticas e com incessantes ações antrópicas, nosso planeta – e o homem – tem um futuro de certa forma incerto. Aliás os seres humanos do futuro terão muito com o que se adaptar. São previstos desastres naturais devastadores em decorrências das alterações do clima nos próximos séculos.

Diante de tantas possibilidades nenhum cenário pode ser descartado. Então, a SYFY, um canal de TV americano fez um desafio para o paleoantropólogo Dr. Matthew Skinner da Universidade de Kent: Como seria o corpo humano em 3 diferentes cenários supostamente previstos para o futuro do planeta Terra. Apesar de vários fatores não serem levados em consideração, o resultado do desafio foi interessante de qualquer forma, veja a seguir!

Um mundo aquático

Seres humanos do futuro: Como será o homem nos próximos séculos?
para nadar melhor haveria um alongamento considerável dos dedos e membranas interdigitais (como nas rãs).

Este cenário refere-se ao aquecimento global – o derretimento das calotas polares pode levar a um aumento drástico do nível do mar. Com isso, os seres humanos do futuro seriam forçados a viverem em uma comunidade subaquática. Segundo Matthew, o corpo humano evoluirá para uma forma que nos ajude a nadar melhor. Ele cita um alongamento considerável dos dedos e membranas interdigitais (como nas rãs). O mais impressionante, portanto, é a possibilidade do surgimento de uma membrana nictitante – mais exatamente uma terceira pálpebra que ajudará a proteger o olho em um ambiente subaquático.

Colonização de outro planeta

Seres humanos do futuro: Como será o homem nos próximos séculos?
A mudança na alimentação, aliviaria a pressões seletiva em nossas bocas e poderíamos ver nossos maxilares ficarem muito pequenos e os dentes se reduzirem.

A ideia de viajar para o espaço sempre fascinou os humanos. Dr. Matthew explica que talvez tenhamos que levar os alimentos para um novo planeta e então, passar a se alimentar de líquidos e/ou alimentos em forma de pílula. Isso aliviaria a pressões seletiva em nossas bocas e poderíamos ver nossos maxilares ficarem muito pequenos e os dentes se reduzirem. Aliás, talvez, possa desaparecer alguns dentes, como por exemplo, os molares – usados hoje para macerar os alimentos –  e os caninos que usamos hoje para rasgar os alimentos.

Segunda era do gelo

Seres humanos do futuro: Como será o homem nos próximos séculos?
Para aumentar a nossa capacidade de absorver a vitamina D, poderemos desenvolver uma forte palidez, nossos cabelos ficarão mais claros.

Uma “pane solar”, um impacto de um asteroide, ou um aumento da atividade vulcânica, poderá diminuir a iluminação e, consequentemente, as temperaturas no planeta. Assim, uma redução drástica na quantidade de luz solar que recebemos pode resultar em uma segunda era de gelo. Com isso, sem a luz, a absorção de vitamina D, hoje dependente da luz do sol, cairá muito. Então, segundo Matthew, para aumentar a nossa capacidade de absorver a vitamina D, poderemos desenvolver uma forte palidez, nossos cabelos ficarão mais claros. Contudo, para melhorar o aquecimento do corpo, poderemos aumentar os pelos pelo corpo, inclusive nas mulheres. Para melhorar a respiração, a caixa torácica aumentará para suportar um pulmão maior e os narinas irão aumentar consideravelmente.

 

independent