Sua saúde

Jovens estão ampliando e acelerando os efeitos de algumas drogas, colocando-as nos olhos usando pedaços de papel. Entenda os efeitos

Desde de 2010, as autoridades espanholas descobriram uma nova forma de consumo de drogas entre os usuários do país: trata-se da aplicação de LSD no globo ocular. O novo método estaria sendo utilizado pelos usuários para acelerar os efeitos alucinógenos da droga, e seria mais barata que o método usual.

De acordo com o documento, produzido pela Federação para o Estudo, Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas (FEPAD), o consumo do LSD por via oral levaria pelo menos 40 minutos para produzir os primeiros efeitos. Mas, essa nova técnica, para a qual seria usada uma quantidade muito menor da substância, levaria cerca de 15 minutos para produzir os efeitos alucinógenos.


Agora, parece que a moda voltou. Em Julho de 2017, um vídeo compartilhado no Facebook e WhatsApp mostra uma moça fazendo uso da técnica onde coloca a droga nos olhos. Algum tempo depois, ela tem convulsões e é carregada pelos amigos. No vídeo a narração diz que trata-se de uma droga nova chamada “Doce”, mas na verdade é LSD, de acordo com o site E-farsas. Alguns leitores nos alertaram que é possível que essa droga seja  a NBOMe, que é frenquentemente oferecida em forma de papel.

O site “Mundo sem Drogas” diz que NBOMe, conhecido também como “N-bomb” ou “Smiles”, é um alucinógeno sintético potente vendido como uma alternativa ao LSD ou mescalina (uma droga alucinógena feita a partir de um cacto). Há diversas variações desta droga, e os efeitos de uma quantidade mínima da droga podem durar até 12 horas ou mais.

Cegueira e danos no sistema nervoso

Segundo matéria publicada no Estadão, consumir a droga pelo globo ocular consiste na aplicação de drogas sobre a conjuntiva com a ajuda de um pequeno pedaço de papel. Assim que  entra  em contato com a mucosa ocular, a droga se dissolveria muito mais rapidamente, por ser uma região altamente irrigada de pequenos vasos sanguíneos.

Esta forma de consumo acelera os efeitos da droga porque, ao não passar pelo fígado, que processa o que é ingerido por via oral, a substância chega mais rápido ao sistema nervoso central.

Além disso, a nova técnica de consumo da droga também pode ocasionar cegueira.

estadao / e-farsas

Novidades

Topo