Todo mundo precisou sair correndo de lá. Cidade americana é completamente tóxica: calçadas, paredes, parques, muros… A causa não é radiação!

Picher é uma das cidades fantasmas mais conhecidas no mundo, principalmente porque, a causa do seu destino fantasmagórico não é a radiação, como acontece com tantas outras. Picher, localizada no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, surgiu na década de 1910, quando depósitos de chumbo e de zinco na área foram descobertos.

Foi uma cidade importante economicamente, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial quando metade da demanda de zinco e chumbo da guerra vieram deste lugar. Mas, a exploração dos metais deixou resíduos tóxicos e depois da mineração suspensa em 1970, havia uma estimativa de 178 milhões de toneladas de resíduos, areia de moinho e lodo empilhadas em torno da cidade.

Nesta época, os moradores da cidade não tinham ideia de que estes resíduos fossem altamente venenosos. Eles usaram o material para preencher suas calçadas, rebocar paredes, construir muros, preencher campos de futebol e caixas de areia de seus filhos. As famílias faziam piquenique nos montes de resíduos, as crianças andaram sobre elas com suas bicicletas e as equipes de atletismo do ensino médio treinaram treinavam lá.

Somente em 1990, um conselheiro escolar descobriu um vínculo entre dificuldades de aprendizagem e o chumbo. As crianças foram testadas e 46% dos alunos apresentaram níveis inseguros de chumbo no sangue. O governo tentou limpar a cidade, mas eles desistiram quando os sumidouros começaram a aparecer. As autoridades então, indenizaram as pessoas para que elas saíssem da cidade e buscassem um novo lar. Em 2014, Pincher ainda possuía 1 habitante, o proprietário da farmácia da mina, Gary Linderman, que se recusou a sair da cidade. Como ele morreu em junho de 2015, Picher definitivamente é uma cidade fantasma com 0 habitantes.

A cidade ainda é altamente tóxica. Periodicamente, a vida selvagem da região é encontrada com altos níveis de intoxicação por zinco e chumbo. Em 2015, mais de mil aves migratórias foram encontradas mortas em Picher. Acredita-se que elas morreram de envenenamento pelos metais.

Fonte: wikipedia /hypescience