Ela está de volta: Jogo do desmaio, a brincadeira entre os adolescentes que pode levar a morte | vídeo

Depois dos aparelhos ortodônticos personalizados que causam a queda total dos dentes [ veja AQUI ], os adolescentes agora fazem  o “Jogo do desmaio” ou “Jogo da asfixia“. A brincadeira consiste em prender a respiração do adolescente e pressionar o peito ao mesmo tempo. O resultado é falta de oxigênio no cérebro que “desliga” causando desmaio de alguns segundos. Sim, essa é a brincadeira (já antiga) mas que está tomando força e se espalhando nas escolas!

O desmaio é uma reação de defesa do organismo à falta de oxigênio no cérebro. Como o adolescente prende a respiração o estoque de oxigênio dura apenas alguns segundos, e o sangue não oxigenado atinge o cérebro. Sem oxigênio para os neurônios, a pessoa começa a perder as suas capacidades cognitivas, culminando na perda parcial ou total da consciência.

Mas por que o cérebro desliga? Bem, com a falta de oxigênio o organismo precisa “economizar” e fazer com que o sangue oxigenado chegue ao cérebro o mais rápido possível. Com a queda comum do desmaio o sangue não precisa mais enfrentar o efeito da gravidade e, assim, caminha com facilidade das pernas para o coração e, em seguida, se direciona para a região cerebral.

Quais os possíveis danos?

A pessoa pode, ao se recuperar, ficar sem ou com sequelas que vão desde problemas de memória até problemas motores e alteração na fala. Qualquer atividade que prive o cérebro de oxigênio tem potencial para causar de moderados a severos danos nas células cerebrais, levando a perda permanente de funções neurológicas, como dificuldade de concentração, perda de memória de curto prazo, até incapacidade mental permanente. Em casos extremos, pode levar a morte!

Fonte: Jornal Hoje