O que acontece com o sangue quando morremos?

15559

“Olá sempre tive a curiosidade de saber: O que acontece com o sangue das pessoas quando elas morrem? Ele evapora?” (Leninha)

Olá Leninha! Muitos são os processos e mudanças que acontecem com o nosso corpo depois da morte. E o sangue não está de fora disso. Quando a pessoa morre, o sangue para de ser bombeado pelo coração e segue a gravidade, sendo drenado para baixo. O líquido então fica inerte na parte de baixo do corpo, deixando uma mancha azulada. Isso acontece porque como o coração parou de bombear, não há nada de empurrar o sangue para todo o corpo, assim, dependendo de como seu corpo posicionado na altura da morte, o sangue vai acabar por se reunir em torno abaixo da parte inferior. Chamamos essa fase de “livor mortis“.

O sangue também se torna mais ácido devido ao acúmulo de dióxido de carbono, fazendo com que as células comecem a se dividir, esvaziando as enzimas dos tecidos. Os glóbulos brancos danificados começam a se romper dos vasos em desintegração, as bactérias anaeróbicas transformam moléculas de hemoglobina, que carregavam oxigênio pelo corpo, em sulfoemoglobinemia. A presença desta molécula em sangue parado dá a pele uma aparência esverdeada, característica de um corpo em decomposição ativa.

E sobre a evaporação, podemos dizer que o sangue também tem água em sua composição. E é essa água que evapora. Em 24 horas, o corpo perde 1,3 kg só pela evaporação. Lembrando que a água evapora e fica o conteúdo do sangue, que são hemácias, leucócitos e plaquetas.

Fonte:  gizmodo / abril / lukareger
Imagens: Reprodução/convuon/ fiqasaber