Animais

“Quem é esse Pokémon?” Conheça alguns animais da vida real que inspiraram esses famosos monstrinhos

“Quem é esse Pokémon?” Conheça alguns animais da vida real que inspiraram esses famosos monstrinhos
Esse texto foi útil para você?

Desde o final da década de 1990 até os dias atuais muitas crianças têm se encantado com o desenho chamado Pokémon. Desenvolvido inicialmente como um jogo, posteriormente esse mundo mágico de criaturas incríveis foi transformado em desenhos, filmes, brinquedos, dentre tantos outros produtos.

Atualmente, com o lançamento do jogo eletrônico “Pokémon GO” para smatphones, esses personagens voltaram a estar na moda e são novamente uma febre mundial! Que fã da série já não sonhou em ser um mestre Pokémon? Pois é, esse universo paralelo, em que criaturas estranhas são capturadas e treinadas com o intuito de competir nas ligas Pokémon em batalhas eletrizantes, na verdade não é tão paralelo assim. Isso porquê, de certa forma, os Pokémons existem! O que eu quero dizer é que muitos dos Pokémons do anime representam animais e plantas da vida real! Quer saber mais? Então confira nossa listinha com alguns Pokémons que são baseados em animais. (Em breve faremos uma “top list” para os “Poké-Plantas”)


1- Arcanine

arcanine-pok

Esse simpático canino com poderes de fogo no desenho, na verdade, foi inspirado em uma raça de cães, chamada de Malamute-do-alasca, que vive no norte do globo terrestre (mais precisamente nos Estados Unidos, na região do Alasca). Sendo assim, são capazes de suportar baixíssimas temperaturas. Podem chegar a medir até mais de meio metro (de 58 a 64 cm) e pesar até 40 Kg!

2- Cartepie

 

cartepie-pok

Esse Pokémon inseto, um dos primeiros capturados pelo protagonista Ash Ketchum e que depois se transforma na linda Butterfree em sua fase final, é inspirado inicialmente na lagarta norte-americana da espécie Papilio troilus, que possui uma coloração verde brilhante. A coloração desses animais (que são representados pelo carismático Cartepie), junto aos dois grandes pontos pretos com destaque branco, permite criar uma ilusão de que as lagartas são cobras verdes comuns (mimetismo), espantando predadores.

3– Charmander

Charmander-pok

Sobre esse Pokémon, um dos principais da série, podemos dizer que ele é inspirado nas salamandras. A espécie de salamandra que provavelmente foi uma das que mais inspirou na criação desse monstrinho com cauda de fogo foi a Andrias davidianus, nada menos do que a maior salamandra do mundo, podendo chegar a cerca de 2 metros de comprimento.

4- Mew e Mewtwo

Mew-e-Mewtwo-pok

O lendário Mew e seu clone modificado geneticamente Mewtwo foram inspirados, respectivamente, no marsupial conhecido como rato canguru e no gato da raça Sphynix. O primeiro (rato cangurú) vive em regiões desérticas da Austrália, possuindo grande capacidade de passar meses (ou até anos) sem ingerir uma gota sequer de água.

Já sobre o felino citado, podemos dizer que gatos dessa raça (Sphynix) são famosos por não possuírem pelos, possuindo uma pele macia e cheia de rugas. Ao contrário do que se pensa (e do próprio Pokémon que inspira – o Mewtwo), os gatos da raça Sphynix não são dessa forma por causa de manipulações genéticas. É um gato originário do Canadá, com nome baseado em sua semelhança a uma esfinge egípcia.

5- Starmie

starmie-pok

Lembra daquele famoso Pokémon com aspecto de estrela utilizado pela Misty? Pois é, ela também lembra muito um animal da vida real, a estrela-do-mar-girassol. Sendo o maior representante dos equinodermos (filo que inclui as estrelas, ouriços e pepinos do mar, dentre outros), este animal pode chegar a ter 1 metro de diâmetro, possuindo de 16 a 24 “braços”.

6- Sandslash

Sandslash-pok

Sendo a evolução do Pokémon Sandshrew, esse Pokémon é inspirado no mamífero Pangolim, que vive em zonas tropicais da África e da Ásia. Possuindo o corpo coberto por escamas, este animal adota como estratégia de defesa a predadores uma forma enrolada, semelhante ao que fazem os famosos ouriços-do-mar.

7- Pidgey

Pidgey-pok

Um dos primeiros Pokémons capturados pelo protagonista Ash, Pidgey na vida real se parece muito com a ave que vive na América do Norte e América Central, da espécie Cedar waxwing. É uma ave de tamanho médio, com cores que variam em tons de cinza, marrom e amarelo.

8- Woope

woope

Esse carismático Pokémon aquático, que aparece nos episódios da Liga Johto, se parece muito com um animalzinho estranho conhecido como axolote, chamado pelo nome científico Ambystoma mexicanum. Essa espécie de salamandra possui uma interessante diferença das demais: ela para de se desenvolver na fase larval.

9- Mantine

mantini

Mantine lembra muito a Jamanta (ou também chamada arraia manta), não é mesmo? Esse animal pode ser encontrado em todos os oceanos, principalmente próximo a recifes de corais.

10- Arbok

arbok-pok

Claramente a Arbok é inspirada em uma cobra. Mas não é qualquer tipo de cobra: estamos falando das cobras do gênero Naja. Isso evidencia-se pelo pescoço alongado dessas, característico desse gênero.

11-  Drowzee

Drowzee

Este Pokémon com poderosos poderes hipnóticos foi inspirado provavelmente em uma espécie de Tapirus, parentes próximas a famosa anta conhecida nas terras brasileiras. Esse animal é encontrado principalmente na América Central, América do Sul e no Sul da Ásia. Além das antas, esse personagem é inspirado em um ser da mitologia japonesa semelhantes a estes animais (os Baku), que são capazes de devorar sonhos tal como o Pokémon.

12- Furret

furret

Esse Pokémon é inspirado claramente nos furões, comumente adquiridos como animais de estimação no Japão, mas proibido em muitos outros países.

13- Evee

evee

Esse Pokémon, que assume diversas formas quando evolui (como Vaporeon, Flareon, Jolteon, etc.), é inspirado nos fenecos, ou também chamadas de raposas do deserto. São animais de hábitos noturnos, que caçam pequenos roedores, aves e lagartos. Esse animal pode ficar um longo período sem ingerir água.

Fontes: legiaodosherois/ pokemon/ megacurioso/ tudointeressante/ alvanista/ bomjardimnoticia

Comentários

Novidades

Topo