Saiba quais são as doenças que podem ser transmitidas pelos ratos

“Tenho uma duvida: Todo mundo diz que ratos sao animais que passam doenças e tal, mas quais são as doenças que os ratos realmente trasmitem?” Gabriel Morangueira – Paranavaí/PR

Leptospirose: A Leptospirose é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp.). Essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na sua urina. Quando ocorrem enchentes e esta urina se mistura à água, lama ou a alguns alimentos aquosos, as bactérias podem penetrar no homem pelas mucosas ou pela pele ou principalmente se estiver com algum machucado.

Peste bubônica: A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis, e é uma das doenças mais antigas que afligem a humanidade. É transmitida pela pulga-do-rato, Xenopsylla cheopsis. A peste bubônica matou milhões de pessoas na Idade Média. A peste bubônica foi uma doença terrível, mas hoje parece estar controlada. Apesar disso, continua matando pessoas na Índia, Paquistão, Bangladesh e até mesmo no Brasil, principalmente no Nordeste.

Tifo murino: O tifo murino também é conhecido como febre murina. É transmitido ao homem pela picada da pulga-do-rato infectada pela bactéria Rickettsia typhi.

Febre da mordida do rato: A febre da mordida do rato é transmitida pela mordida do rato, estando o rato infectado pelo Spirillum minus. Os ratos mordem principalmente crianças e idosos que estejam confinados às suas camas. A transmissão ocorre pela saliva do rato.

Triquinose: A triquinose é causada pela Trichinella spiralis. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem pode se contaminar pela ingestão de carne meio crua desses suínos. Por isso, a carne deve ser bem cozida ou assada, para matar as larvas de triquina.

Salmoneloses: As bactérias salmonelas causam envenenamentos alimentares, como graves gastroenterites. As ratazanas são muito incriminadas pela contaminação dos alimentos, principalmente por freqüentarem ambientes com muita salmonela, como os esgotos. O homem adquire a doença ingerindo alimentos contaminados.

Sarnas e micoses: As sarnas e micoses são os efeitos da ação de ectoparasitos. Ocorrem no homem e nos animais. Os ratos disseminam mecanicamente esses agentes causadores.

Hantavirose: Os ratos também podem transmitir o hantavírus pela urina e saliva. O agente causa uma virose mortal.

08_ratos_londres_gd
Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano.

————————————-

FONTE