Austrália planeja infectar carpas invasoras com herpes. Entenda porque

1052

As carpas sempre foram um problema para a Austrália: lançam lama nos rios onde vivem, competem por comida com a fauna nativa e desequilibram o meio onde estão. Elas geram um prejuízo estimado de 1,3 bilhão de reais por ano para o país. Não é de hoje que o governo da Austrália tenta conter esse problema: desde 1970 eles buscam a solução para isso, mas só agora encontraram uma forma ecologicamente viável: controlar as carpas com o vírus do herpes.

A ideia audaciosa é de contaminar a bacia hidrográfica de maior extensão do país, a Murray-Darling, com 3400 km de extensão. De acordo com dados do ministério da Ciência, a doença deve se espalhar e matar 95% dos animais em até 30 anos. Esse tipo de herpes vírus (cyprinid herpesvirus-3) só ataca as carpas, e não é prejudicial a outros animais e nem ao ser humano. Testes com galinhas, ratos, sapos, tartarugas e outros peixes foram feitos para verificar se há algum perigo e deram negativo, o que incentivou o início da intervenção.

Esse tipo de vírus foi desenvolvido especialmente para as carpas. Ele é capaz de atuar nos rins, guelras e escamas dos peixes e faz com que as carpas parem rapidamente de respirar. Parece ser uma intervenção cruel, mas a morte das carpas é rápida e indolor. Logo após a infecção, as carpas não apresentam sintomas, só espalham o vírus entre outros exemplares, e morrem nas últimas 24 horas.

População de carpas em região agrícola da Austrália cresceu exponencialmente
População de carpas em região agrícola da Austrália cresceu exponencialmente

O grande problema dessa intervenção é o custo: aproximadamente 40 milhões de reais, que serão utilizados principalmente para remoção dos peixes mortos. Isso é o que causa a maior preocupação: onde depositar milhares de carcaças. O governo ainda não sabe como lidar com isso, e por isso esse projeto deve ser implementado apensas em 2018.

Fonte: super.abrilbbc 
 Imagens: Reprodução/  super.abrilbbc