Postura é tudo: ande como uma pessoa feliz para ser feliz, diz estudo

3176

Um estudo publicado no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry relata que para que você se sinta feliz, precisa caminhar com uma pessoa feliz. Durante a pesquisa várias pessoas foram testadas para saber se o movimento de estufar o peito e balançar os braços realmente as fazia mais felizes do que andar com passos pesados, portando olhares cabisbaixos.

Para a pesquisa, o grupo precisou caminhar 15 minutos sobre uma esteira enquanto algumas condições eram analisadas. Todos foram seguidos por câmeras que eram sensíveis a movimentos. Em frente à esteira, uma tela mostrava ações de um medidor, que baixava a esquerda quando caminhavam de forma deprimida e a direita quando estavam felizes.

Conforme os minutos iam passando, os pesquisadores pediam para que as pessoas tentassem fazer o medidor ir para a esquerda ou direita. Porém, antes de começarem o teste físico, os participantes leram uma lista de palavras positivas e negativas. Após caminharem, os participantes precisavam redigir as palavras que se recordavam. O resultado demonstrou que quem caminhava de maneira mais triste, conseguiu lembrar palavras de âmbito de tristeza; e os que andaram de forma feliz, se lembravam melhor de palavras positivas.

open-arms-to-happiness1

Os pesquisadores relatam que essa lógica se alinha a de outros trabalhos existentes a respeito do tema. Segundo tais estudos, andar com uma postura de líder, pode aumentar suas chances de se tornar um. Segurar uma caneta com a boca pode aumentar o desejo de sorrir. Não custa nada tentar, vai que funciona!

Fonte: revistagalileu/elselvierjournal/nymeg  Imagens: shashabread/dulcemagalhaes