Curiosidades

Descubra porque não existem alimentos azuis na natureza

Na natureza é incomum encontrarmos plantas, flores, frutas, legumes, ou outros vegetais com pigmento azul. Os motivos pelos quais isso acontece pode ser decorrente de variadas razões.

Uma delas pode ser explicada a partir da composição bioquímica dos alimentos. De acordo com Marcelo Alexandre Prado, engenheiro de alimentos da Unicamp, “Os corantes presentes nas plantas, cuja função é protegê-las, são substâncias muito sensíveis à luz, ao oxigênio e à acidez. Enquanto os pigmentos verde e vermelho são mais resistentes, o azul se degrada rapidamente, a não ser que esteja em um ambiente alcalino, o que é raro na natureza, já que a maioria dos alimentos tem pH de neutro para ácido.”




Outra razão pela qual é difícil encontrar alimentos azuis pode ser atribuída ao homem primitivo. Nossos ancestrais já associavam cores à sabores. Os seres humanos sempre relacionaram cores quentes como vermelho e laranja a alimentos doces e suculentos. Já a cor verde, por exemplo, parece lembrar coisas azedas, como limão. Mas e o azul? Geralmente, associamos o azul a alimentos mofados ou estragados. Então pode ser que os alimentos com pigmentos azuis existissem, mas por essa associação a mofo ou comida estragada, podem ter sido esquecidas e assim, não cultivadas, sendo então extintas.

Aqui vai uma pequena lista de alimentos que são (quase) azuis:



BLUEBERRY

Bowl-of-blueberries-751x426

Proveniente da América do Norte, essa pequena fruta conhecida aqui como mirtilo, parece ser o alimento que mais tenha pigmentação próxima ao azul (culpa da antocianina, molécula que combate o envelhecimento).



BOLETO-DO-DIABO

Boletus-satanas1

Parte da família de fungos comestíveis, o cogumelo boleto-do-diabo (Boletus satanas) adquire a cor azul quando a polpa é partida ao meio entra em contato com o ar.

QUEIJO-AZUL

10-tipos-de-queijo-de-dar-agua-na-boca-5

O GORGONZOLA é uma classificação geral dos queijos que têm veias de fungos do tipo Penicillium, o que lhes fornece a característico cor azul e um delicioso sabor. Todos têm um cheiro e sabor fortes tendendo a ser picante e, às vezes, salgado.

MILHO AZUL

alimentos_cor_azul_08

No México, terra de uma grande variedade de milhos, existe uma variedade cuja espiga possui cor azulada. A farinha feita desse milho é usada na fabricação de tortilhas.

Fonte: misteriosdouniverso   
Imagens: Reprodução/ blueberrycouncil/ cestadesetas/ siam55/ mdig/ revistasaboresdosul

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo