Pesquisadores alertam: Zika vírus pode causar síndrome rara que leva à paralisia em adultos

1053

Outra preocupação começa a surgir relacionada ao Zika vírus: além do surto recente de casos de microcefalia, outra complicação ligada ao vírus tem deixado médicos e autoridades da área de saúde em estado de alerta, tanto no Nordeste brasileiro como em outras regiões. A doença é conhecida como síndrome de Guillain-Barré, uma síndrome rara que gera fraqueza muscular e pode causar paralisia.

Alguns sintomas característicos da síndrome são: perda de reflexos em membros inferiores e superiores (braços e pernas), hipotensão ou diminuição no controle da pressão arterial, dormência, dor muscular e movimentos descoordenados. Nessa síndrome, a fraqueza muscular e paralisia afetam ambos os lados do corpo. Já foi observado que a fraqueza muscular se inicia nas pernas e sobe para os braços e por isso é denominada paralisia ascendente.

As secretarias de saúde dos estados notificados com pacientes que apresentaram esses sintomas já somam 554 casos em 2015.  Desse total, 165 casos já foram confirmados e os outros estão em investigação. A Bahia apresenta o maior número de casos, seguido de Pernambuco. As outras regiões com surtos de zika também já apresentaram aumento nos registros dessa doença, como por exemplo, o Rio de Janeiro.

22BRAZIL-web2-articleLarge

Fonte: theguardian/ diggcatracalivre/    Imagens: Reprodução/ cbsnews / nytimes