Nova espécie de besouro peludo é descoberto e batizado com o nome de Chewbacca

Durante uma expedição na Papua Nova Guiné, entomólogos alemães descobriram uma nova espécie de besouro, que chamou atenção pelas pernas e cabeça cobertos estruturas parecidas com pelinhos, o que não é muito comum entre os coleópteros (besouros). Na hora de descrever e batizar o bicho, os pesquisadores resolveram homenagear o wookie Chewbacca, personagem querido da saga Star Wars.

O artigo publicado na revista científica ZooKeys contou que o nome de Trigonopterus chewbacca , quer dizer “Chewbacca de asa triangular”, o inseto na verdade não tem cabelos que lhe deram o nome, na verdade são escamas e não pelos. Nas ilhas do pacífico, o gênero Trigonopterus é muito abundante com centenas de espécies diferentes. Isso faz com que os taxonomistas necessitem de muita criatividade na hora de dar nomes.

A saga já foi homenageada em outros insetos. O T. chewbacca vem se juntar a uma trilogia que já contava com o Polemistus yoda (uma vespa baixinha que lembrou os cientistas do mestre jedi) e com o Agathidium vaderi uma homenagem ao amado vilão Darth Vader.

Na hora de descrever e batizar o bicho, os pesquisadores resolveram homenagear o wookie Chewbacca, personagem querido da saga Star Wars.
Na hora de descrever e batizar o bicho, os pesquisadores resolveram homenagear o wookie Chewbacca, personagem querido da saga Star Wars.
Fonte: zookeyssuper.abril
   Imagens: Reprodução/zookeys/ canaltech