O perigo de beber a água que você deixa do lado da cama na hora de dormir

É normal sentir sede à noite. Nossa salivação fica diminuída e isso causa a famosa boca seca. Além disso, muitas vezes comemos coisas condimentadas à noite e isso provoca uma sede danada. E por isso, muita gente tem o hábito de levar seu copo de água noturno para o quarto que fica ali, do lado da cama pronto para ser ingerido a qualquer hora da noite. O que muita gente não sabe, é que isso pode ser um erro!

De acordo com os estudos do dr. Kellogg Schwab, do Instituto da Água da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a água que fica no copo ou garrafinha durante toda uma noite e madrugada em temperatura ambiente pode ser contaminada por milhares bactérias, praticamente um coquetel de microrganismos prejudiciais à saúde. Se de um dia para o outro, você não lavar o recipiente, a nojeira só piora! Cada vez que você tocar a boca no copo ou na garrafinha, vai adicionar mais organismos à água, além deles se multiplicarem lá dentro.

 

O copo ou a garrafinha?

Bem, para complicar a situação, tanto o copo quanto a garrafinha podem trazer problemas para você. O copo sem tampa, vai acumular microrganismos e ainda poeira. A cada golinho, as bactérias da nossa boca vão para o copo e ali se proliferam rapidamente e se o tempo estiver quente, essa multiplicação é mais rápida e efetiva.

No caso da garrafinha, temos o problema do Bisfenol. As garrafinhas de plástico possuem um composto chamado Bisfenol A (BPA), uma substância tóxica liberada quando a temperatura aumenta (no verão, por exemplo). Ela é capaz de desregular hormônios, podendo causar infertilidade masculina a partir da destruição de espermatozoides e inclusive provocar câncer! No caso do Bisfenol A, o alerta é muito importante! Um estudo, feito por alunos canadenses, com 75 garrafas de água sem ser lavadas durante meses, apontou aumento bacteriano acima do recomendado em dois terços das garrafas. Outra pesquisa, feita em Harvard, apontou um aumento de BPA na urina de 69% dos que faziam uso de garrafas plásticas.

Entre o copo de vidro e a garrafinha, prefira o copo de vidro tampado. Coloque água o suficiente para beber a noite e pela manhã lave o copo. Ou então, deixa de preguiça e vá até a cozinha beber sua água fresquinha durante a noite!

Fonte: curapelanatureza/sossolteiros/compartilhavel