Nutricionista ensina segredinho para evitar ressaca: “Coma um ovo antes e outro depois da bebedeira”

O que é bom para ressaca? Nutricionista ensina usar ovo para ressaca

A nutricionista Alline Cristina Schuncke, da Vitallin Alimentos ensinou, em uma entrevista ao Uol, uma maneira natural de como curar ressaca, sem recorrer aos remédios como Engov® e o Cloridrato de ranitidina. Ela diz, que o que é bom para ressaca é comer ovo, antes e depois da bebedeira.

Apesar de não ser a forma mais saudável de consumir o ovo, a especialista garante que ingerir o ovo frito antes de beber ajuda a resolver o problema. O ovo, segundo ela, vai diminuir os sintomas da ressaca, pois a gordura demora a ser digerida no organismo. Consequentemente, vai fazer com que a absorção do álcool também seja mais lenta. Além disso, o ovo possui uma proteína capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação, provocado pela ingestão de álcool. No dia seguinte a bebedeira, a recomendação é comer um ovo cozido. De acordo com a nutricionista, a digestão fica prejudicada, então é essencial evitar alimentos gordurosos.

É que o ovo possui o que é bom para ressaca, um aminoácido chamado cisteína. Essa substância, a saber é essencial na produção da glutationa, molécula importante no processo de desintoxicação do fígado. Então, quando ingerimos álcool, componentes tóxicos se formam no fígado. Em seguida, na primeira fase da metabolização do álcool, é produzida uma substância chamada acetaldeído. É o acetaldeído que provoca dor de cabeça e as náuseas que sentimos durante a ressaca. A especialista diz que, dependendo da quantidade de álcool ingerido, o organismo não dá conta. Assim sendo, a cisteína presente no ovo ajudaria nessa produção.

Mas atenção: o ovo cru não deve ser ingerido nem nessa e nem em outras situações. Uma vez que, há possibilidade de contaminação por uma bactéria chamada Salmonella, que só é destruída durante o aquecimento do alimento.

Apesar desta dica do ovo, o que é bom para ressaca é a ingestão de água. “O álcool tem função diurética. Por isso, estimula a expulsão da água mesmo em condições onde há pouco líquido no organismo, provocando desidratação, responsável pelos piores sintomas da ressaca”, disse a nutricionista.

Fonte: uol I