O invasor de sonhos! Você já sonhou com este homem?

28321
O invasor de sonhos: você já sonhou com este homem?

Talvez seja uma lenda urbana, ou talvez seja até verdade, nunca saberemos até onde a mente humana pode ir. O  fato é que há anos milhares de pessoas de diversas partes do mundo juram ter sonhado (algumas afirmam terem sonhado várias vezes) com o homem mostrado neste retrato falado. Ele é conhecido como ” invasor de sonhos ” . Você já sonhou com este homem? Conhece alguém parecido com ele?

A história começou a ficar séria quando em janeiro de 2006, uma paciente de um conhecido psiquiatra nova-iorquino jurou que estava sendo perturbada por sonhos com um homem que ela não conhecia. Ela deixou uma espécie de retrato falado do até então, “personagens” dos seus sonhos. Durantes dos sonhos, o homem revelava situações e sentimentos secretos vividos pela mulher.

O desenho ficou esquecido nas anotações do médico, até que outro paciente viu o desenho e reconheceu o rosto, afirmando que aquele homem aparecia sempre em seus sonhos e o mais estranho é que ele também não o conhecia.  Intrigado com a coincidência o psiquiatra digitalizou e enviou a cópia do retrato falado para diversos colegas de profissão, e, para sua surpresa, vários pacientes reconheceram aquele rosto como personagem frequente em seus sonhos.

Não se sabe se o retrato falado tem instigado o ido ao encontro da  teoria da imitação, ou se de fato, o homem realmente surge nos sonhos destas pessoas. Desde a divulgação do fato, mais de mil relatos médicos comprovados afirmam que este homem realmente aparece no sonho dessas pessoas em diferentes pontos do planeta, como em Los Angeles, Berlim, São Paulo, Teerã, Beijing, Roma, Barcelona, Estocolmo, Paris, Nova Delhi, Moscou etc.. .

Diferentes pessoas, fizeram seus retratos falados do homem que ficou conhecido como “O Invasor de Sonhos” (veja imagens). Essas pessoas não se conhecem, nunca se falaram e não viram os desenhos umas das outras.

Teorias

Desde o surgimento desta história, que ainda não se sabe se é uma lenda urbana, algumas teorias têm sido elaboradas para tentar explicar as misteriosas aparições desse homem que entra nos sonhos das pessoas.

Teoria do Arquétipo – Fundamenta-se nas ideias do psicanalista K. G. Jung, Este homem seria uma imagem arquetípica, modelo, pertencente ao inconsciente coletivo que pode aparecer em épocas de sofrimento ou dificuldade, especialmente nas pessoas mais sensíveis.

Teoria Religiosa – Para alguns, o homem é a imagem do Criador ou uma maneira de Deus se manifestar. Os sonhadores que acreditam nesta ideia dão grande importância ao que o desconhecido diz em seus sonhos, como se tais palavras fossem conselhos, preceitos ou profecias divinas.

Teoria do Invasor de Sonhos – Também chamada de Teoria do surfista de sonhos. O homem seria, então, uma pessoa real que tem o poder de entrar nos sonhos das pessoas por meio de alguma habilidade psíquica específica. Sua aparência corresponde, portanto, ao que ele é na vida real. Outros porém, acham que ele pode ser completamente diferente alterando sua aparência durante a inconsciência do Ego durante o sono. Esta teoria também considera a possibilidade de que por trás do fenômeno existe um plano desenvolvido por alguma entidade ou grupo clandestino.

Teoria da Imitação – Esta teoria psico-sociológica propõe que o fenômeno foi produzido casualmente e desenvolveu-se progressivamente, por imitação. O desenho que ficou na mesa do psiquiatra em Nova York, foi visto mas não notado, percebido conscientemente por vários pacientes que, posteriormente, sonharam com o rosto. Ao distribuir o retrato entre vários profissionais do mundo, o psiquiatra causou uma espécie de contaminação do inconsciente de outras pessoas que frequentavam consultórios psiquiátricos. Com a divulgação do fato via internet, outros mais, não pacientes de problemas psiquiátricos também sonharam com o homem.

Diferentes pessoas, fizeram seus retratos falados do homem que ficou conhecido como “O Invasor de Sonhos” (veja imagens). Essas pessoas não se conhecem, nunca se falaram e não viram os desenhos umas das outras. Foto: Reprodução/mundotentacular
Diferentes pessoas, fizeram seus retratos falados do homem que ficou conhecido como “O Invasor de Sonhos” (veja imagens). Essas pessoas não se conhecem, nunca se falaram e não viram os desenhos umas das outras. Foto: Reprodução/mundotentacular
Fonte:  viralnova e io9