Dez motivos para você amar os morcegos!

Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voo, devido à transformação de seus braços em asas. Pertencem à ordem Chiroptera, palavra que significa mão (transformada em) asa. Possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, podendo ter uma envergadura de cinco centímetros a dois metros, uma enorme capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente (só não ocorrem nos polos) e uma ampla diversidade de hábitos alimentares. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, cerca de 70% dos morcegos são insetívoros (comem insetos), sendo praticamente todo o restante frugívoros, ou seja, alimentam-se de frutas.

1. Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de voo.
2. Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes em local distante do original, onde poderá nascer nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.
3. Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.
morcego01
4. Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.
5. Os  morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão empregados em benefício do homem.
6. As fezes de morcegos constituem excelente adubo que foi largamente explorado, até o desenvolvimento dos adubos sintéticos.
baby-bat-face
7. Os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.
8. A saliva do morcego, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.
9. Os morcegos são importantes na cadeia alimentar.
10. O desaparecimento dos morcegos poderá resultar em desequilíbrio e os inconvenientes resultantes poderão ser piores que os causados pela simples proximidade destes animais.

tn_holding-a-cute-little-bat

Fonte: Morcego Livre