Curiosidades

De uma vez por toda: suar emagrece?

“Suar emagrece mesmo ou isso é mito?” (Angélica Soares)

Na verdade Angélica é possível sim perder peso através do suor, ou seja, da transpiração. No entanto, isso será apenas temporário, pois, o que realmente acontece nesse processo ao qual citamos de “perda”, refere-se aos componentes do suor. Para entender melhor este processo, é importante saber que o suor é constituído basicamente por água e sais minerais como o cloreto de sódio. Tais componentes também possuem uma massa e, obviamente possuem um peso. Com certeza, se você se recordar de um momento em que você transpirou, vai se lembrar de ter enxugado o suor com mãos e da inesquecível sensação de contato com pequenas “pedrinhas” na pele. Estas “pedrinhas” são o cloreto de sódio, sais importantíssimos para o funcionamento do nosso corpo.


Em resumo, o liquido que perdemos através do processo de transpiração, ou seja, por meio do suor, também tem um peso. Assim, no momento em que estamos transpirando (suando), estamos perdendo massa e, por isso temos a impressão de emagrecer. Mas, após a reidratação por meio de ingestão de água, a pessoa terá o peso restabelecido. E é por esta razão que o emagrecimento decorrente da transpiração (suor) é temporário!

As glândulas sudoríparas são as responsáveis por regular a temperatura corporal por meio da transpiração, cujo processo é denominado de termorregulação. A perda de água através da pele é um processo fundamental para regular a nossa temperatura interna e evitar um superaquecimento, além de manter a hidratação da pele. Assim sendo, suar ou transpirar é uma forma do nosso corpo se refrescar.

photo__2_-7738

Foto: Reprodução/sweatypalmscure

A única maneira de realmente emagrecer, ou seja, de perder peso de forma permanente é através da queima de calorias. Mas, é importante considerar que a queima de calorias deve ser superior à ingestão. Por exemplo, para perder 1 quilo de gordura corporal é necessário queimar 3.500 calorias através de atividade física combinada a uma dieta com restrição calórica para resultados efetivos.

Infelizmente, é muito comum algumas pessoas que frequentam academias, não respeitarem a necessidade de uma reidratação depois de um prolongado esforço físico, associando a perda de suor com emagrecimento. Esta atitude leva a uma diminuição do nível de água e sais minerais do corpo, que possivelmente irá desencadear uma desidratação prejudicial ao organismo. Por isso, é muito importante o conhecimento real sobre este assunto e, vamos deixar o mito de lado.

self-discipline

Foto: Reprodução/motive

 

Fontes: DE FREITAS, Wagner Endson. O grau de desidratação entre os exercícios aeróbios realizados na esteira e bicicleta ergométrica. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento.   Sites: nlm e fitday.  Este texto é de autoria da Bióloga Ceila Cintra.

Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo