Curiosidades

Por que quando sofremos uma pancada fica uma mancha roxa na pele?

Mancha roxa: Por que uma pancada deixa hematoma na pele, principalmente na coxa

Por que quando sofremos uma pancada fica uma mancha roxa na pele?
3.5 (70%) 4 votes

“Queria saber porque quando batemos em algum lugar fica uma mancha roxa, tipo um hematoma na pele, principalmente na coxa e no braço.” (Lara Vasconcelos)

Por esta, todo mundo já passou. E, se ainda não passou, certamente vai. Certo, Lara? Quando batemos uma parte do corpo logo percebemos que a pancada deixou uma lembrança dolorida e feia (um hematoma, também conhecido como roxo).

O roxo que vemos é causado pelo impacto da batida. Nesses casos, acontece o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, veias ou artérias. A ação das hemácias são o que deixa o hematoma com a coloração roxa. Como não existe nenhuma ferida aparente (pois a pele não foi cortada), o sangue vaza internamente e se concentra na região machucada. Assim, ganha tonalidade diferente, em geral, roxa. Também é comum que a área inche. Quanto mais clara a pele e mais frouxo o tecido, maior é o hematoma.




O tamanho e a duração da mancha escura dependerão da parte do corpo atingida, da intensidade da batida e da quantidade de sangue acumulada.

Os principais sintomas são dor, inflamação e descoloração da pele. O hematoma começa com uma vermelhidão que pode ser muito sensível ao toque e, muitas vezes, é difícil usar o músculo afetado.  Para amenizar esse mal, coloque gelo logo após a batida, pois isso vai causar uma vasoconstrição na pele (diminuição do vaso), devido à ação do frio.

Conforme o organismo os cicatriza, o hematoma muda para um tom azulado, em seguida, amarelo-esverdeado até regredir à cor da pele normal. Isso porque o sangue é composto por várias substâncias que, conforme são reabsorvidas pelos vasos sanguíneos, mudam de coloração.

Sempre que o machucado for acima do pescoço é indicado procurar o médico. Por ser área muito sensível, é necessário avaliar se a lesão foi realmente superficial ou mais séria. Já nos braços e pernas tem de ficar de olho se a dor continua por vários dias. Nesse caso, é preciso checar se houve alguma fratura, além do hematoma.



Receitinhas caseiras, como aquela em que os adultos costumam apertar uma faca sobre o calombo (galo) na cabeça, não são recomendas. Uma observação importante: mesmo sem ter se machucado é possível que apareçam manchas roxas pelo corpo. Neste caso, é preciso procurar o médico para verificar se está relacionada a alguma alteração do sangue ou doença. Mas para isso, é importante ter certeza de que não se feriu ou caiu recentemente.

Mancha roxa: Por que uma pancada deixa hematoma na pele, principalmente na coxa

As fases do hematoma. Foto: Reprodução/acciontotal



Fonte: dgabc, clinipam e fujadoroxo Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex

Topo