Animais

É verdade que os escorpiões cometem suicídio?

“Eu vi um vídeo que o escorpião vivo era colocado dentro de um círculo de fogo e ele enfiou o ferrão nele mesmo. Escorpiões se suicidam?” (Daniel Velatto)

Os escorpiões fazem parte do filo Arthropoda que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. Hoje existem cerca de 1.400 espécies já descritas e podem ser encontrados frequentemente na zona urbana, sendo muito temidos por seres humanos por ter uma toxina que age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal.


Esses animais possuem em seu corpo o aguilhão ou ferrão (localizado no telson), que além de servir para agarrar a presa, defender-se, e no acasalamento, ainda inocula na presa um veneno. Este veneno contém uma série de substâncias em que a composição química não está bem definida, porém contém neurotoxinas, histaminas, serotonina, enzimas, inibidores de enzimas, e outras. Parece, segundo os pesquisadores, que as neurotoxinas agem sobre as células nervosas da presa, com uma certa especificidade, dependendo do tipo de animal.

escorpiao-amarelo

O veneno de escopião contém uma série de substâncias em que a composição química não está bem definida, porém contém neurotoxinas, histaminas, serotonina, enzimas, inibidores de enzimas, e outras. Foto: Reprodução/jornalfolhadebuzios

 Sendo o ferrão utilizado em sua caça, poderia ele também ser utilizado para a sua própria morte?

Evolutiva e biologicamente o suicídio em outros animais, não incluindo o ser humano, é inexistente, pois os animais possuem mecanismo de sobrevivência e não de interromper seu ciclo de vida, incluindo os escorpiões.

Sendo assim, quando um escorpião encontra-se encurralado em um círculo de fogo, mesmo que pareça, ele não usa seu ferrão como tentativa de suicídio, o que de fato acontece é que, devido a alta temperatura o animal acaba ficando agitado, perdendo o controle de sua cauda ocasionando os movimentos desordenados e acaba morrendo desidratado por consequência do calor provocado pelas chamas do fogo.

veneno

Veneno do escorpião sendo extraído do ferrão. Foto: Reprodução/folha. Ferrão no telson de um escorpião mostrando uma gota de veneno saindo. Foto: Reprodução/eduardo-dv

Fontes: Mundo estranho e Saúde animal

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo