Automeris: Que bicho é esse?


“Karlla, vi essa lagarta linda e queria saber que bicho é esse? Ela parecer ter espinhos verdes e o corpo tem listras na diagonal. Muito bonita.” Júlio – Barueri/ SP

Olá Júlio. Realmente essa lagarta tem um charme todo especial. Parece ser uma larva de mariposa (ordem Lepidoptera) da família Saturniidae, do gênero Automeris, um gênero abundante de lagartas que podem chegar a 8 cm de comprimento e são conhecidas por serem urticantes. As espécies da família Saturniidae, geralmente chamadas de taturanas, apresentam de uma forma geral uma coloração fascinante.


A beleza das larvas de Automeris sp. pode ser uma grande problema pois essas lagartas possuem cerdas em forma de “pinheiros de natal”, conhecidos cientificamente como “scolis”. Ao serem tocadas, essas cerdas se quebram liberando uma substância altamente urticante capaz que causar queimaduras graves, como acontece na maioria dos Saturnídeos. As lesões provocadas por acidentes com lagartas são chamadas de erucismo.

Quando adultas, as Automeris sp. se tornam lindíssimas mariposas, geralmente com duas impressões arredondadas nas asas posteriores e por isso, são popularmente conhecidas como “mariposa olho-de-boi”.

Lagarta de mariposa (ordem Lepidoptera) da família Saturniidae, do gênero Automeris, um gênero abundante de lagartas que podem chegar a 8 cm de comprimento e são conhecidas por serem urticantes.
As espécies da família Saturniidae, geralmente chamadas de taturanas, apresentam de uma forma geral uma coloração fascinante.
Uma dica: NUNCA coloque uma Automeris sp. na mão!
Um adulto de Automeris umbrosa.

FONTE: What´s That Bug


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.