Médicos retiram um dente do nariz de um homem

Preocupado com as frequentes hemorragias nasais intensas, um jovem árabe de 22 anos, procurou o médico para investigar o motivo do problema. Ao examinar o nariz, o médico ficou bastante surpreso ao encontrar uma massa óssea implantada medindo cerca de 1 cm no fundo de uma das narinas. Intrigado, o médico pediu que um dentista examinasse o nariz do rapaz e o resultado foi que a tal massa era um dente extra que, de alguma forma acabou crescendo no nariz.

Os dentistas ficaram surpresos pois o jovem tinha todos os dentes na boca e bem alinhados e aquele era realmente um dente adicional. Os dentes extras são bastante comuns e muitas pessoas os desenvolve. Apesar de parecer estranho, dentes que crescem na cavidade nasal pode realmente acontecer e alguns artigos médicos revelam essa anomalia, apesar de bastante rara (somente 50 casos relatados na literatura médica). De qualquer forma, é surpreendente que o dente deste rapaz tenha passado despercebido por tanto tempo, sem atrapalhar na respiração.

dente
No caso do jovem árabe foi necessário anestesia geral para extração do dente. Tudo correu bem e três meses depois, ele não teve mais sangramento e se sente bem melhor. Foto: Reprodução/livescience

Os dentistas disseram que o paciente tinha um “mesiodens” que é um dente supranumerário (dente extra) de forma atípica parecido com um dente vestigial, apresentando erupção ectópica. Este tipo de dente geralmente fica inserido dentro do tecido bucal e só podem ser descobertos através de radiografias. Os mesiodens estão relacionados a pessoas que desenvolveram lábio leporino ou fenda palatina.

dente_supra
[1] Indiano de 35 anos sofreu um trauma facial e nas radiografias descobriu o dente inserido na cavidade nasal. [2] Indiana de 20 anos teve um dente na cavidade nasal descoberto depois de radiografias de rotina. Foto: Reprodução/ispub
dentes
Dentes extraídos da cavidade nasal. [1] Indiana de 20 anos. [2] Indiano de 35 anos. Foto: Reprodução/ispub
 

Fonte: LiveScience & ispub