É verdade que as pessoas diminuem a altura à medida que envelhecem?

“Sempre ouvi falar que quanto mais a pessoa envelhece mais ela vai diminuindo sua estatura. Isso é verdade mesmo?” Isabelly Cardoso

Podemos dizer que é verdade sim, Isabelly. Não é só a visão, audição, memória e textura do cabelo que altera com o tempo. Na verdade, de acordo com pesquisas, nossa estatura já começa a diminuir por volta dos 30 anos de idade. Os homens podem perder dos 30 aos 70 anos em torno de 2,5 cm, enquanto as mulheres nesta mesma fase de vida perdem até o dobro. Depois dos 80, tanto homens quanto mulheres podem perder mais 2 cm.

Mas por que isso acontece? Bem, segundo especialistas, nós encolhemos por diversas razões em conjunto. Uma das razões é que com o tempo, depois de adultos, a cartilagem entre as nossas articulações ficam desgastadas e juntamente osteoporose natural acabam encurtando a coluna vertebral. Além disso, a perda natural de massa muscular é substituída com o tempo por gordura. O nome de todo este processo é “Sarcopenia”.

A Sarcopenia é caracterizada pela diminuição na massa muscular, resultando em fraqueza e fragilidade e também no decréscimo na altura. É claro que este processo é quase imperceptível e o encolhimento rápido pode indicar um problema mais sério. Perder 2,5 cm em um ano pode ser um indicativo de problemas graves de saúde como pequenas fraturas na coluna vertebral e no quadril, bem como doenças cardíacas. Nestes casos é preciso procurar um médico o quanto antes!

A melhor forma de controlar este encolhimento natural é ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como laticínios, frutas e vegetais, para manter os ossos fortes. Além disso, fazer exercícios físicos também é essencial!

measuring-height-1

Os homens podem perder dos 30 aos 70 anos em torno de 2,5 cm, enquanto as mulheres nesta mesma fase de vida perdem até o dobro.

Fonte: Umas Health