Por que não sentimos o gosto dos alimentos quando estamos gripados?

“Queria saber por que a gripe tira o gosto das coisas que comemos.” Inácio Nascimento

“Por que quando estamos gripados não sentimos o gosto dos alimentos?” Tatiane Corrêa – SC

Inácio e Tatiane, muitas pessoas não sabem, mas o nosso paladar está diretamente ligado ao nosso olfato. Isso quer dizer que para sentir o gosto da comida tem que estar tudo certo com os receptores de olfato do nosso nariz. Cerca de 80% do que chamamos de gosto dependem diretamente do olfato, não do paladar.

As papilas gustativas da nossa língua sentem somente cinco sabores: salgado, doce, amargo, azedo e o umami, aquele gostinho descoberto há pouco tempo vindo do glutamato (aji-no-moto, por exemplo). Enquanto a língua só pode distinguir cinco sabores nosso olfato, que é muito mais sensível e percebe cerca de 20 mil cheiros diferentes. Durante a mastigação os aromas da comida se tornam ainda mais intensos. O cérebro utiliza as informações do olfato e do paladar para criar o “sabor” da comida.

Quando estamos gripados, o excesso de muco no nariz atrapalha a chegada das moléculas de odor nos receptores do olfato e por causa disso sentimos muito menos o cheiro e consequentemente também o gosto do alimento. Os próprios vírus da gripe costumam interferir na sensibilidade destes receptores e nosso sentido do olfato costuma ficar bastante prejudicado durante a estada do vírus no organismo. Com nosso olfato prejudicado, o gosto dos alimentos não se destacam e parece que estamos comendo isopor ao invés de comida.

Fonte: Mundo Estranho e How Stuffs Works