Curiosidades

Por que sentimos coceira?

“Por que a gente coça? Sei que às vezes é devido a uma irritação na pele, ou vento, ou algo que tocou naquele local, mas às vezes do nada bate uma coceira louca sem nada ter estimulado isso.” Talita Alvarenga

 “Qual a função da coceira no corpo? Por que coçar alivia?” Luana Cris 




É verdade Talita e Luana, a coceira (ou prurido, como preferem os médicos) acontece sempre por alguma razão e ela sempre tem uma função. O incômodo causado pela coceira não é nada agradável. Mas a coceira é, geralmente, um aviso de que o nosso corpo entrou em contato com alguma substância estranha, mesmo que pareça não existir nada. A sensação desagradável, ela permite que fiquemos bem longe do causador de coceira, não é mesmo?

Nosso organismo responde ao invasor enviando para o local uma substância chamada histamina, uma das armas que o nosso corpo produz para combater substâncias estranhas. A histamina está presente em alguns leucócitos (glóbulos brancos) do nosso sangue, os basófilos e também em células teciduais chamadas mastócitos. A coceira causada por doenças alérgicas, ressecamento da pele, dermatites, ingestão de alimentos estragados, picada de inseto e até por questões emocionais são atribuídas à liberação de histamina.

Quando a gente coça o local afetado, aumenta ainda mais a circulação (por isso fica vermelho no local) e isso facilita o sistema de defesa do corpo. Assim, coçar não faz mal. A coceira é tão necessária que existem até nervos dedicados somente a ela, que são sensíveis a histamina derramada pelo sangue no tecido invadido. Como a histamina é detectada por sinais exclusivos, ela provoca uma sensação diferente do toque ou da dor: a coceira!



1_5255117ac2ec05255117ac2f2c

A coceira é, geralmente, um aviso de que o nosso corpo entrou em contato com alguma substância estranha, mesmo que pareça não existir nada. Foto: Reprodução/kakprosto

Na verdade, a coceira só alivia porque quando coçamos, estamos arranhando levemente a pele e nossos receptores de dor são ativados. A dor e a coceira percorrem o mesmo caminho nas fibras dentro da medula espinhal, mas nunca ao mesmo tempo. A dor sempre chega primeiro ao cérebro e por isso ela inibe o incômodo da coceira. Dar uma coçadinha no local afetado é até bom, pois além de aliviar a coceira, esfregar a pele aumenta o fluxo sanguíneo na região e melhora a defesa imunológica da área afetada.



itch

A coceira é uma resposta do nosso corpo a presença de algum invasor!

Fonte: Superinteressante

 

 

7 comentários

7 Comments

  1. Pode parecer uma pergunta idiota mais o que provoca a coceira natural,aquela que é muito gostosa de coçar como nas costas por exemplo,nada a ver com sarna ou outra doença qualquer,repito a coceira que sentimos normalmente.

  2. Olá gostei do post. Legal um site só sobre esse assunto!

  3. Ana

    em

    Gostei do texto, assim como dos demais textos do diario de biologia , porém não concordo com a afirmação de que coçar é bom, ao sentir a coceira é necessário primeiro perceber qual o motivo da mesma , porque o ato de coçar no caso de uma picada de inseto pode provocar a infestação por alguma doença, já que algumas doenças não são transmitidas pela picada em si, mas pela deposição dos ovos do mosquito no local da picada , e portanto o simples ato de coçar ajuda na entrada dos ovos na circulação.

  4. julia

    em

    Então não faz mal coçar picadas de inseto? na verdade é bom? sempre ouvi que não pode coçar essas picadas, mas se ativa o sistema de defesa, nao vejo porque nao coçar…

  5. É o menor nível de dor que o corpo produz. Existem até pessoas que relatam coceira na gengiva antes de ter um problema de canal no dente. A evolução adaptou o tato para que pequenas picadas de inseto fossem avisadas de forma simples, no caso a coceira. Ela é provocada por qualquer agressão a pele, mas que não represente um risco maior para a preservação do tecido. Quando o risco é maior sente-se dor. Assim a graduação é: tato, coceira, dor, dor intensa.

  6. Ricardo: antihistamínicos (antialérgicos) podem aliviar a coceira, mas não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e controlada. Aconselho que converse com o alergista de sua filha e peça que o oriente nesta busca. Cuidados com a pele podem ajudar, em especial no que se refere à hidratação cutânea. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

  7. jusceni girardi firmiano

    em

    bom dia!!cada vez que vou a praia me da uma coceira,nos braços e demora uns 5 a 6 meses,quanto mais cosso mais da vontade,daí me da umas agulhadas nos braços.legal gostei do assunto..já fui ao médico mais ñ adiantou nada,um forte abraço.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo