Por que ficamos gripados nos dias frios?

“Acompanho sempre o Diário de Biologia, pois acho interessantíssimo. Tenho uma dúvida a muito tempo: era muito comum eu ouvir da minha avó algo do tipo ‘cuidado pra não tomar friagem menino ou vai ficar gripado’. Há alguma relação entre o frio e o nosso sistema imunológico ou é apenas mito isso?” Marcel Augusto

Marcel, na verdade o frio não está relacionado com o nosso sistema imunológico e sim com as condições do ambiente que de alguma forma facilitam a proliferação de doenças, como gripes e resfriados. Sabemos que essas doenças são causadas por vírus e que são transmitidas de uma pessoa contaminada para outras sadias. Assim, se não existe vírus por perto, não há frio, vento, chuva que provoque gripes e resfriados.

Mas o que acontece nos dias frios que sempre aparecem pessoas gripadas? Bem, quando a temperatura baixa, é comum que as pessoas se aglomerem em locais fechados, como shoppings por exemplo. Nas escolas as janelas ficam fechadas para que a sala fique em uma temperatura agradável e até em nossas casas é normal que fechemos todas as entradas de ar. Ou seja, no frio estamos sempre com o ambiente fechado, sem circulação de ar puro. A proximidade entre as pessoas facilita a transmissão do vírus. Portanto, o frio não é causa da gripe, mas cria condições para maior disseminação do vírus em lugares não ventilados onde as pessoas tossem, espirram, ou falam muito perto umas das outras.

Mas existe outra explicação recentemente divulgada por um estudo. Sabemos que a transmissão da gripe é feita através do transporte do vírus dentro de gotículas (os famosos perdigotos), nos dias quentes o ar fica úmido e os perdigotos agregam moléculas de água crescem e acabam caindo ao chão reagindo a lei da gravidade, como minúsculas gotas de chuva. No inverno, flutuam mais tempo no ar, aumentando a chance de alcançar alguém.

Uma pessoa contaminada dificilmente consegue fazer uma higiene cuidadosa da secreção nasal sem contaminar as mãos. Por causa disso, as mãos são o maior veículo de contaminação da gripe, tanto em dias frios como em dias quentes. A não ser que sejam lavadas cuidadosamente cada vez que a pessoa assua o nariz, o vírus fica viável durante algum tempo nas mãos e passará no aperto de mão para outra pessoa que, sem querer, coçará o nariz e fechará o ciclo.

Locais fechados e umidade do sor facilitam a proliferação do vírus da gripe em dias frios!

FONTE: Dráuzio Varella e São Gerônimo Laboratório