Curiosidades

Bebidas energéticas fazem mal para a saúde?

“Queria saber se os energéticos (tipo Red Bull, TNT) fazem mal para a saúde e se eles ajudam na hidratação.” Daniele Silva

Dani, energéticos são uma combinação de substâncias estimulantes, como a cafeína, taurina (alcaloides) e glucoronolactona (carboidrato biossintetizado a partir da glicose). A cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central estimulando o coração, aumentando a sua capacidade de trabalho e causando também dilatação dos vasos periféricos. Esta combinação potencializa os estímulos cerebrais, fazendo com que a pessoa se sinta mais revigorada mostrando mais disposição.


O grande problema dos energéticos é o uso indiscriminado, na qual algumas pessoas insistem que substituir água e isotônicos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam os energéticos não tem nenhum poder hidratante. Muito pelo contrário. É uma bebida diurética que estimula o nosso organismo a eliminar líquido. Tão pouco podem ser usados como isotônicos, ou seja, ninguém vai conseguir repor a água e os sais minerais perdidos durante uma atividade física.

670px-Avoid-Crashing-After-Having-an-Energy-Drink-Step-3

O grande problema dos energéticos é o uso indiscriminado, na qual algumas pessoas insistem que substituir água e isotônicos.

Todo alimento consumido em excesso pode trazer problemas a nossa saúde. Com os energéticos não poderia ser diferente e estes, não devem ser consumidos todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições. Uma importante característica dos energéticos é aumentar a resistência física devido à presença, principalmente, da cafeína, que como outros estimulantes químicos podem viciar com o tempo, desenvolver crises de ansiedade, agitação, cefaleia. A respeito das calorias, estas bebidas tem valor calórico semelhante a quantidade de um copo de refrigerante e, por isso, quem deseja emagrecer deve consumir com moderação.

rexam_latao_energi_blog

Os energéticos não devem ser consumidos todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições.

Bebidas energéticas não substituem água e isotônicos!

FONTE: Acidez Mental


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Comentários

Novidades

Topo