Curiosidades

Bebidas energéticas fazem mal para a saúde?

“Queria saber se os energéticos (tipo Red Bull, TNT) fazem mal para a saúde e se eles ajudam na hidratação.” Daniele Silva




Dani, energéticos são uma combinação de substâncias estimulantes, como a cafeína, taurina (alcaloides) e glucoronolactona (carboidrato biossintetizado a partir da glicose). A cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central estimulando o coração, aumentando a sua capacidade de trabalho e causando também dilatação dos vasos periféricos. Esta combinação potencializa os estímulos cerebrais, fazendo com que a pessoa se sinta mais revigorada mostrando mais disposição.

O grande problema dos energéticos é o uso indiscriminado, na qual algumas pessoas insistem que substituir água e isotônicos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam os energéticos não tem nenhum poder hidratante. Muito pelo contrário. É uma bebida diurética que estimula o nosso organismo a eliminar líquido. Tão pouco podem ser usados como isotônicos, ou seja, ninguém vai conseguir repor a água e os sais minerais perdidos durante uma atividade física.



670px-Avoid-Crashing-After-Having-an-Energy-Drink-Step-3

O grande problema dos energéticos é o uso indiscriminado, na qual algumas pessoas insistem que substituir água e isotônicos.

Todo alimento consumido em excesso pode trazer problemas a nossa saúde. Com os energéticos não poderia ser diferente e estes, não devem ser consumidos todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições. Uma importante característica dos energéticos é aumentar a resistência física devido à presença, principalmente, da cafeína, que como outros estimulantes químicos podem viciar com o tempo, desenvolver crises de ansiedade, agitação, cefaleia. A respeito das calorias, estas bebidas tem valor calórico semelhante a quantidade de um copo de refrigerante e, por isso, quem deseja emagrecer deve consumir com moderação.



rexam_latao_energi_blog

Os energéticos não devem ser consumidos todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições.

Bebidas energéticas não substituem água e isotônicos!

FONTE: Acidez Mental

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Pingback: aquinfo

  2. Segundo o clínico geral Flávio Tocci, os energéticos apresentam uma dose alta de cafeína e de substâncias com nível toxicológico questionável, e o organismo de uma criança não está preparado para receber tamanhas doses. “Se um adulto já fica acelerado, imagine uma criança. Ela pode apresentar tremedeira, ficar nervosa e muito acelerada. Não é apropriado”, explica.

    • ELAINE BLOISE

      em

      Verdade! O nível de cafeína é elevado e a taurina tem um princípio ativo! Mesmo os adultos devem ingerir pouco, sendo que o efeito de “energizar” é obtido com no máximo duas latinhas. O tolerável, segundo pesquisa no wickpédia, são quatro latinhas… mas isso, claro, desconsiderando-se uma ingestão concomitante (ao mesmo tempo) de álcool.
      Não é de todo ruim não!! Vivemos muito bem sem eles até hoje, mas uma latinha num momento de baixo vigor energético do organismo vale, sim!!

  3. Segundo uma pesquisa da ADA (The Australian Dental Association),realizada em escolas australianas, 68% dos estudantes tiveram pelo menos um dente com sinais de erosão. O estudo recente conduzido pela associação em parceria com um grupo de consumidores constatou que as bebidas energéticas tinham níveis mais elevados de ácidos do que os de refrigerantes. Por causa do ph ácido (2,1 a 3,2) e da composição, as bebidas carbonatadas, os líquidos isotônicos, energéticos e sucos de frutas alteram a superfície dental, causando a erosão dental. O uso mais preocupante dos energéticos é nas ‘baladas’, locais onde são usadas juntamente com as bebidas alcoólicas, aumentado seu potencial pela ação estimulante da cafeína no córtex cerebral.

  4. Helker

    em

    Energético tem efeito contrario em mim, me da mais sono ‘-‘ hahahaa

  5. Acredita que energéticos me dão sono? Sério, toda vez que tomo algo do tipo fico grogue e extremamente sonolenta, nem consumo mais energéticos pois já sei que só me atrapalham 😛

  6. Bruno

    em

    e se for um energético 100% natural, como eh o caso do FAB, da FOREVER LIVING… ele não vai causar problemas a saúde, não é?? pq muitos desses energéticos ai industrializados, citados na matéria, contem cocaína tbm…. gostaria de saber isso, se por ser natural, não vai causar msm risco a saúde, ou vai diminuir os riscos… muito obrigado, e excelente blog

  7. Muito interessante o post.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo