Curiosidades

Como diferenciar se um cogumelo é comestível, venenoso e alucinógeno?

Como saber se um cogumelo é venenoso, comestível ou alucinógeno

Como diferenciar se um cogumelo é comestível, venenoso e alucinógeno?
4.3 (85%) 8 votes

“Queria saber como saber identificar se um cogumelo é venenoso, alucinógeno ou comestível.” Anderson Lira

 Olá Anderson. Seria ótimo se pudéssemos ver um cogumelo e saber se podemos comê-lo ou não. Mas isso não é possível e nem mesmo um especialista em fungos (micologista) tem esse “super-poder”. Acredita-se que existam hoje, cerca de 1,5 milhão de espécies de cogumelos, sendo que 95% dessas espécies se quer foram descritas e devidamente estudadas. Ou seja, ao encontrar um cogumelo na mata, seja esperto o bastante para não arriscar come-lo, pois isso pode lhe custar a vida.

Mesmo que o cogumelo tenha uma aparência de uma espécie comestível é bom não arriscar, pois no mesmo gênero existem espécies comestíveis, altamente venenosas e alucinógenas, como é o caso do gênero Amanita: A espécie Amanita muscaria é alucinógena e foi usada durante muito tempo na antiguidade como uma droga. A Amanita phalloides também conhecida como “chapéu-da-morte” é super-venenosa e apenas 50g pode matar um ser humano. Já a espécie Amanita caesarea que não existe no Brasil é utilizada na culinária europeia em saladas e pratos finos.




A verdade é que para saber se uma espécie é comestível, deixa doidão ou mata é somente através de exames laboratoriais especializados, utilizando análise morfológica por comparação com as características de espécies já catalogadas e análise bioquímica em que as substâncias tóxico-alucinógenas podem ser identificadas.

Assim, não existe uma forma segura de identificar um cogumelo no mato e decidir comê-lo. Mesmo se as características morfológicas forem idênticas àquelas de uma espécie conhecida, uma análise feita por um bioquímico treinado para identificar a presença de toxinas (como a alfa-amanitina, encontrada no Amanita phalloides) e substâncias alucinógenas (como a psicilobina, do Psilocibe cubensis).



Como saber se um cogumelo é venenoso, comestível ou alucinógeno

ALUCINÓGENO: Amanita muscaria – Um pedacinho de 1 grama pode te deixar doidão por várias horas. É um dos alucinógenos mais antigos da humanidade.

 



Como saber se um cogumelo é venenoso, comestível ou alucinógeno

COMESTÍVEL: Amanita caesarea – Não existe no Brasil, mas faz muito sucesso nas cozinhas europeias. Pode ser comido cru, em saladas, sem perigo de intoxicação ao organismo.

 

Como saber se um cogumelo é venenoso, comestível ou alucinógeno

VENENOSO: Amanita phalloides ou “chapeu-da-morte” – 50 gramas são suficiente para matar uma pessoa. O papa Clemente VII morreu depois de comer um desses aí!

Mundo Estranho

8 comentários

8 Comments

  1. Hanah Ceres

    em

    A Amanita phalloides é venenosa somente se ingerida ou pode irritar a pele ao toque também?
    Poste mais sobre venenos, adoro o assunto *-*

  2. Para citar um comentário que já ouvi sobre o assunto: Todos os cogumelos são comestíveis, a diferença é que tem alguns que te matam se você o fizer. rs
    Brincadeiras a parte, parabéns pelo site.

  3. Peter P. M.

    em

    Mas todos vão ser sempre ou alucinógenos, ou venenosos, ou alimentícios? Tem como não ser nenhum dos 3?

    • Creio que não, pela lógica.
      Se um cogumelo faz mal a curto ou longo prazo ele é descrito como venenoso, ou pode ser.
      Caso ele tenha ação no sistema nervoso, considerado alucinógeno.
      E em terceira hipótese não considerado nem venenoso, nem alucinógeno, ele sendo gostoso ou não (lembrando que o paladar é regido pela cultura, podendo ter milhares de padrões) pode ser considerado comestível.

  4. Cuidado!!! Quando estudei bilogia me professor me mostrei 4 grande livros sobre cogumelos. O autor morrou – por causa de algumas cogumelos venenosos…

    Cada cogumelo comestível têm um sósia venenoso!!!

  5. A espécie que cresce no esterco de gado é alucinógena.
    Algumas pessoas costumam fazer chá destes para ficar doidão.

  6. geanderons kleiton giongo

    em

    Tnho uma especie que nasceu aq no quinta que tem uma floresta de pinheiros, sao alucinogenos?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo