“Mania de limpeza” está enlouquecendo o sistema imunológico e nos deixando cada vez mais alérgicos

Nunca fomos tão limpos. Por dentro e por fora: dos banhos diários à comida pasteurizada, do papel higiênico à água clorada, dos antibióticos ao aspirador de pó, uma série de avanços culturais e tecnológicos eliminaram boa parte dos microrganismos com os quais nossos antepassados sofriam. Várias doenças deixaram de existir, a expectativa de vida aumentou. Os purificadores de ar acabam com os ácaros, a comida industrializada tem conservantes e antibióticos, e até os animais de estimação estão mais limpos.

Mas a verdade é que há cerca de vinte anos, começou a ganhar força a “hipótese da higiene”, segundo a qual o excesso de limpeza, ao eliminar bactérias além do necessário, enfraqueceria nosso sistema imunológico e aumentaria o número de casos de alergias.

Desenvolvemos um estilo de vida mais limpo, e nossos organismos já não precisam lutar contra os germes da mesma forma como faziam no passado“, declarou Marc McMorris, pediatra e especialista nesta área, cujas declarações foram divulgadas em uma nota de imprensa distribuída pela Universidade de Michigan. Como resultado, de acordo com McMorris, “o sistema imunológico, ao invés de combater a infecção, desenvolve mais tendências alérgicas“.

limpando-a-pia-com-detergente-usando-luvas-1368802505323_956x500

além de ajudar o corpo a criar resistência contra microrganismos, a exposição a sujeiras no dia-a-dia ajudaria a refrear a fúria do sistema imunológico. Num estilo de vida superurbano, avesso à sujeira, as células de defesa do organismo não têm tantos inimigos para combater e acabam surtando. Desse jeito, elas podem entender o amendoim, por exemplo, como um inimigo. E reagir violentamente (na forma de uma alergia). Outra manifestação de um sistema imunológico pirado é atacar as próprias células do corpo, coisa que pode dar nas chamadas doenças autoimunes (asma, artrite, esclerose).

O que acontece é que o sistema natural de imunidade não tem o mesmo trabalho que tinha 50 anos atrás, pois aumentamos os esforços para proteger nossas crianças da sujeira e dos germes. As alergias aumentaram porque nossa sociedade mudou a forma de vida. Como resultado, as pessoas com alergia têm filhos com pessoas que têm alergias, o que resulta em um aumento natural da difusão das alergias em nossa sociedade.

Fonte: bbc/super.abril/hypescience/g1.globo   
Imagens: Reprodução/envolverde/doutissima/