Animais

A razão para o tucano ter o bico tão grande vai surpreender você

A razão para o tucano ter o bico tão grande vai surpreender você
Esse texto foi útil para você?

“Uma dúvida que me acompanha por toda a vida: Por que o tucano tem aquele bico tão gigantesco? Existe alguma explicação para isso?!” Leonardo Durry

Léo, segredo por trás do bico do tucano sempre foi uma dúvida até mesmo dos especialistas. Alguns pesquisadores acreditam que aquele bico todo era uma forma de atrair o sexo oposto, outros especulam que seja a ferramenta ideal para descascar frutas, servir como alertas visuais e até tecer o ninho com mais facilidade. Mas a verdade é que até pouco tempo ninguém sabia ao certo o porquê do bico ser tão grande.


Recentemente, pesquisadores analisaram o tucano toco (Ramphastos toco), que tem o maior bico de todas as espécies de tucanos. Usando câmeras de infravermelho, descobriram que a temperatura do bico dessa ave varia de 10 a 35oC. Quando o ambiente esquentava, o bico aquecia em minutos, dissipando o calor do corpo da ave. O oposto também foi observado. Quando a temperatura ambiente era fria, o bico irradia calor mantendo o corpo em temperatura agradável. O tucano tem o próprio controle sobre a temperatura corporal fazendo o bico pode eliminar 100% do calor corporal ou apenas 5% caso o fluxo sanguíneo seja interrompido.

Assim, hoje se conclui que o bicão do tucano funciona como o radiador dos carros, mantendo a ave com uma temperatura ideal de conforto. Isso faz sentido, sendo uma ave tropical é de se esperar que passe por poucas situações de temperatura amena.

FONTE: HypeScience

Comentários

Novidades

Topo