Curiosidades

De onde se origina a uva sem sementes?

De onde se origina a uva sem sementes?
Esse texto foi útil para você?

“Como as uvas sem semente apareceram? Se elas não têm sementes como podem ter se reproduzido?” Adalto Júnior

 “Olá, tenho 10 anos e adoro o Diário de Biologia! Eu gostaria de saber como é feita a reprodução das frutas que não tem sementes, como por exemplo aquela uva que não possui semente, parabéns pelo seu blog! Ana Beatriz Godoy




Adalto e Ana Beatriz, as uvas sem sementes foram “inventadas” através de mutação genética, ou seja, são geneticamente modificadas. Esse processo já existe há bastante tempo e hoje em dia, existe uma boa chance de que o único tipo de uva disponível no supermercado seja essa sem sementes, tecnicamente chamadas de “apirênicas”.

Uvas sem caroço podem ser obtidas de duas maneiras: por partenocarpia em que ocorre a produção natural ou induzida artificialmente de frutos que se formam sem fertilização, assim as sementes não irão se desenvolver, ou por estenoespermocarpia, em que ocorre a fecundação, mas os embriões são abortados. No último caso, há vestígios de sementes rudimentares, ou seja, sementes as sementes existem, mas um erro genético impossibilita a formação da camada exterior endurecida tal como existem nas sementes tradicionais.

Mas sem sementes como se dá origem a uma nova plantação? Bem, as novas videiras são obtidas através de mudas, originadas lá da primeira videira com mutação genética. Um pedaço ou um ramo de uma videira é cortado, imerso em hormônio de crescimento e em seguida posto em uma lama úmida. Assim, as raízes e folhas se formam. Pelo fato de que elas vêm de cortes, as novas videiras são basicamente clones da videira original.



 

 

FONTE: Como Tudo Funciona e Super Abril


10 comentários

10 Comments

  1. Ebaaaaaaa essa é minha pergunta !!! Obrigada por publicar !

  2. Aline Souza

    em

    “ÓTIMO” e com isso os produtores ficam totalmente a mercê dos produtores de mudas, detentores da tecnologia …
    Pense a respeito!!!

    • lusiano

      em

      verdade, é exatamente uq acontece com o milho, onde os EUA q detém das sementes … queria chamar a atençao para o fato da variabilidade genética, ja que tdas são clones, se aparecer uma doença ou praga que afete as uvas, vão destruir a plantação inteira .

      • Mateus

        em

        NÃO É VERDADE…..O agricultor pode fazer suas mudas em casa de form simples através dos galhos da própria planta. Claro que se a cultivar for protegida ele tem que pagar pelo uso à empresa obetentora (que desenvolveu). Mas que é um pouco diferente do caso do milho que por serem plantas de F1 não podem ser replantado pq apresentam perda de produtividade na próxima geração, seja em híbridos dos EUA, Brasil ou qualquer parte do mundo.

        Quanto ao problema de DOENÇAS sim são clones e tem o perigo de uma epidemia, mas quero chamar atenção que isso não é exclusivo desta uva sem sementes uma vez que TODAS as FRUTAS produzidas por por estaquia ou enxertia tem o mesmo risco por serem todas clones. Sejam elas uvas sem sementes, uvas com sementes, pêssego, banana ou outra qualquer.

  3. Claudia Vanucci

    em

    Muito interessante a explicação. Parabéns pelo site.

  4. Ramon

    em

    Que delicia! hmmmmmmmmmmmmmm

  5. Gabriel Cardoso

    em

    ocorre o processo semelhante na melancia sem sementes?

    • Mateus

      em

      Gabriel….. uma explicação generalizada mas qUE pode tirar sua dúvida.
      Naturalmente a melancia é uma planta diploide (2n). As sem semente são originadas de plantas tetraploides (3n).
      Como isso ocorre:
      Fase1: uma variedade normal de melancia 2n é induzida através se substância química a duplicar seu genoma e assim passando a ser 4n.
      Fase2: No ano seguinte as variedades uma 2n e a outra 4n, são cultivadas quando estas estão com flores no momento da fecundação então é realizada o cruzamento artificial que é um processo muito simples feito manualmente. O resultado então é que teremos sementes 3n, pois unirá um gameta 1n + 2n = 3n.
      Fase3: O agricultor compra essa semente da empesa cultiva normalmente e no momento que esta planta ira produzir os gametas (grão de pólen e óvulo) estes não irão se formar corretamente. RESULTADO A PLANTA PRODUZ O FRUTO QUE É A MELANCIA PORÉM AS SEMENTES NÃO SE FORMAM POIS NÃO OCORREU A FECUNDAÇÃO.

  6. Daniel Rodrigues

    em

    e a melancia sem semente de onde vem ?

  7. Suellen

    em

    Olá!
    Eu tenho um certo preconceito quanto a uva sem caroço e a outros alimentos modificados geneticamente. Ela é muito mais doce do que a não modificada. O fato de ser mais doce pode provocar alguma doença ligada à ingestão de açucares???

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo