É verdade que uma moeda lançada de um prédio pode matar uma pessoa que passa na calçada?

3372

“Sempre tive essa dúvida: É verdade que se jogarmos uma moeda de cima de um prédio de 50 andares, ela pode matar uma pessoa que passa pela calçada?” (Guilherme Silva)

Guilherme, a sua dúvida persiste até hoje a cabeça de milhares de pessoas que ainda acreditam nessa história. Se jogarmos uma moeda de um prédio de 50 andares ou do prédio mais alto que existir no planeta mesmo assim ainda não será possível matar uma pessoa que passa pela calçada, o máximo que pode acontecer é sentir uma pequena dor decorrente o contato da moeda em sua cabeça e se for à outra parte do corpo será apenas como um pequeno ardor ou às vezes nem isso, dependendo da moeda!

Para compreendermos melhor essa situação, vamos voltar nossa atenção para a física clássica: a cinemática, o estudo dos movimentos sem a preocupação com as suas causas. Esse estudo analisa bem o movimento em queda livre e pode nos explicar o porquê da moeda não ser capaz de matar uma pessoa quando jogada de um prédio alto. O fator principal dela não causar a nossa morte está relacionado com a sua aceleração assim que ela é jogada do prédio, isso porque a moeda devido a sua aerodinâmica, ou seja, seu formato plano, não ganhará velocidade suficiente para matar uma pessoa.

Conforme a cinemática explica, um corpo está condicionado à aceleração da gravidade e com o atrito com o ar, quando este corpo se desloca com velocidade constante, ao longo de uma trajetória reta, ele realiza um movimento retilíneo uniforme e indica que sua velocidade se permanecerá constante, portanto, se uma moeda de 50 centavos (peso 6,8 g) fosse jogada do prédio mais alto do mundo ela chegaria numa velocidade de 94,3 Km/h e sua energia produzida pelo impacto seria de apenas 2,3 joules. Essa energia não é capaz de matar uma pessoa, apenas causar um machucado, já que para perfurar o crânio de um ser humano é necessária uma energia de impacto de 45 joules que causaria a sua morte, porém nenhuma moeda mesmo jogada do prédio mais alto que existe consegue produzir essa energia de impacto.

desmaio-1

Todavia, Guilherme, outros corpos ou objetos maiores que uma moeda e com pesos diferentes podem sim matar uma pessoa e conforme citado acima se produzir uma energia de impacto igual ou maior que 45 joules com certeza não é recomendado ficar lá embaixo na calçada para constatar! Só para exemplificar: se ao invés de uma moeda fosse jogado uma maçã, por exemplo, com peso de 130g, sua velocidade constante chegaria a 144 Km/h e a energia produzida seria de 104 joules, com certeza não só perfuraria o crânio de um ser humano, mas mataria instantaneamente a pessoa que por infelicidade estivesse passando pela calçada naquele momento e o estrago seria terrível! Então, atenção, nada de ficar jogando objetos de cima de prédios na tentativa de realizar testes, isso não é legal e pode causar sérios danos!

dizimo

Fontes: mundoestranho/ufrgs/brasilescola     Imagens: perdendopraganhar/gospelmais/fatosdesconhecidos