Curiosidades

Você escova sua língua? Se a resposta é não, passe a fazer isso hoje mesmo!

“O dentista disse para meu filho que escovar a língua é tão importante quanto escovar os dentes. Isso me deixou confusa. Você saberia me dizer por que é tão importante?” Maria Cristina e Thiago

Maria Cristina e Thiago, seu dentista estava certo: escovar a língua é importantíssimo para nossa saúde bucal. Nossa língua é um órgão muscular. O único músculo do corpo que nunca se cansa. Está relacionado ao sentido do paladar. É também importante no processamento dos alimentos, além disso, participa ativamente dos fonemas da fala. Por tudo isso, o cuidado com a língua é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.


Pela sua característica rugosa na superfície, a língua é uma morada certa para bactérias e restos alimentares, que podem influenciar no surgimento de problemas infecciosos e no desenvolvimento da halitose de origem bucal, o desagradável mau hálito. Uma língua saudável possui uma coloração rosada. Caso tenha uma cobertura esbranquiçada ainda é normal, desde que não seja muito uma cobertura muito espessa (chamada pelos dentistas de “saburra“) grande responsável pelo surgimento de halitose (mau hálito).

Os dentistas recomendam que a língua seja limpa de uma a duas vezes por dia. Não é preciso escovar com pasta de dente, mas os limpadores ou raspadores de língua podem ser uma boa opção. As cerdas das escovas de dente tradicionais podem causar desconforto a algumas pessoas, provocando náuseas ao entrarem em contato com a porção posterior da língua

O ideal é limpar a língua pelo menos duas vezes ao dia. Para o processos podem ser usados limpadores, raspadores ou até mesmo a própria escova de dente.

FONTE: Saúde  GNT

Comentários

Novidades

Topo