Existe alguma fruta azul?

“Adoro esse blog e adoro acompanhar também os posts que você publica no FaceBook. Gostaria de saber se existe alguma fruta azul?” Jerryane Dutra

Jerryane, existe fruta azul sim, o nome dela é Mirtilo (blueberry, em inglês; arándano, em espanhol) pertence a família Ericacea. O fruto é uma baga de cor azul escura devido a grande quantidade de antocianinas, tem formato achatado, coroada pelos lóbulos do cálice e com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro. Apresentam em seu interior muitas sementes e tem sabor doce-ácido. Não são muito comuns no Brasil, pois é nativa de regiões da Europa e dos Estados Unidos e só começaram a ser cultivadas aqui nos estados do Sul do país nos anos 80. Nos países do hemisfério Norte vem sendo largamente cultivada, pois possui uma grande importância comercial. Acredita-se que estes frutos garantem uma “fonte de longevidade” devido a sua composição nutricional.

Existem várias espécies de blueberries, mas as principais espécies com expressão comercial são divididas em três grupos, de acordo com o genótipo, hábito de crescimento, tipo de fruto produzido e outras características. São elas: “highbush” frutos com tamanhos mais desenvolvidos e mais saborosos, “rabbiteye” que apresentam maior produção por planta e seus frutos têm uma maior conservação em pós-colheita e “lowbush” em que frutos de pequeno tamanho, cujo destino é a indústria processadora.

Estudos sobre suas propriedades apontam o mirtilo como arma contra o câncer, pois contém a fibra pectina que ajuda no combate a esta doença. Contém também, antioxidantes que combatem os radicais livres que são prejudiciais ao organismo como um todo. Os Flavonóides ajudam a melhorar a função de enxergar melhor e melhorar o sistema circulatório.O mirtilo possui ainda, vitamina B2,C,E e Magnésio.

Chamar as mirtilo de blueberry é muito mais charmoso, não é?

FONTE: Embrapa Uva e Vinho