Curiosidades

Beber água do mar faz mal para a saúde?

“Ouvi dizer que beber água do mar pode até matar. Isso é verdade mesmo?” Adriana Passarella




Só de sentir a água do mar na boca, já percebemos que aquela é uma água muito diferente, não é? Isso porque a água do mar está repleta de sais. Para vocês terem uma ideia, para cada litro de água do mar, temos pelo menos 32 gramas de sais. O sal que mais ocorre é o Cloreto de Sódio (NaCl), o mesmo sal que usamos para cozinhar. Além dele, substâncias como magnésio, potássio e cálcio, estão presentes em concentrações menores.

Sabendo de tudo isso, é lógico que já podemos esperar que beber a água do mar não seja uma boa ideia. E realmente não é. Inclusive, dependendo da quantidade ingerida pode até levar a morte. Para funcionar bem e manter o equilíbrio, nosso corpo precisa de sais, mas somente 0,9% do nosso sangue é composto por sais. Na água do mar existe cerca de 4% de sais, um valor bastante alto para os padrões do corpo humano, principalmente quanto à taxa de cloreto de sódio. Se ingerirmos essa água, nosso intestino receberá uma quantidade de sal muito maior do que a que temos circulando em nossos vasos sanguíneos.

Nosso corpo vive em constante busca o equilíbrio e por isso, ao ingerirmos água salgada o organismo tentará diminuir a quantidade excessiva de sais através de um processo chamado osmose. O processo vai deixar a parte líquida do sangue (plasma) com uma concentração de sais muito maior do que deveria e os outros sais podem saturar nosso sangue e ainda irritar a mucosa intestinal. Isto também resultaria perda de consciência com danos cerebrais. Os rins parariam de funcionar pois não saberia lidar com o excesso de sal no sangue. A partir daí o corpo só iria desidratar e pedir mais água e beber mais água salgada seria um desastre total.

É claro que o que foi dito aqui não precisa ser levado ao pé da letra. Beber sem querer um pouquinho de água enquanto se diverte no mar não muitos problemas, no máximo poderá causar uma diarreia, mas matar a sede com a água do mar certamente não é uma boa ideia.



Beber água do mar não é uma boa ideia mesmo que você esteja com MUITA sede!



 

FONTES: Eparema e Mundo Estranho

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


7 comentários

7 Comments

  1. Bia Gomes

    em

    Valeu pela existência desse site!Eu aprendo muita coisa, mais que na aula de biologia da escola!(triste verdade!)kkkkkk

  2. Edmilson

    em

    Vou mostrar ao meu pai, que leu em algum pps da internet que beber 3 copos de agua do mar por dia faria bem para a saúde, por sorte ele está longe do mar.

  3. Umberto

    em

    Tomo água do mar e faz muito bem para a saúde e considerada a sopa marinha .o melhor alimento para a saúde humana segundo René de Quinton, um verdadeiro cientista,

    • Ashcael

      em

      Não diga baboseiras! Não venha até um site sério postar inverdades sem fontes.

      • Jose

        em

        Quem fala baboseira é você… Você é mais um burro dos que acredita em tudo o que falam os “mass merda”, acredita que os governos se preocupam por sua saúde, e acredita que a agua do mar não é boa, só porque é gratis!
        Sim amigo, você deve comer todos os dias churrasco, deve ter um corpo ácido e cheio de doenças e ainda fica falando de seriedade. Pesquise, Angel Gracia, espanhol, 80 anos, e mais de 30 anos bebendo agua do mar, e cultivando com agua do mar no deserto, burro!

  4. Cira

    em

    Não podemos esquecer que historicamente e atualmente o mar é o destino de TODO o esgoto do mundo !!

  5. Jose

    em

    Me desculpem, mas deveriam se informar melhor. O sal do agua do mar, não é a merda de sal refinada que usamos para cozinhar. A agua do mar pode se beber sim, com moderação, diluindo 2 partes de agua de mar com 5 de agua doce (melhor de manantial sem fluor). E não só no mata, se não que cura as toxinas do nosso corpo. Indaguem em internet ou experimente, eu já faz 5 anos que bebo agua de mar regularmente, e nao virei maluco, ne tive ataque nos rins, ne morri, a prova é que estou escrevendo. E não fiquei doente nunca.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo