Por que a água do mar forma espuma?

 

“O Diário de Biologia é o máximo! Minha dúvida é sobre a água do mar, por que forma aquela espuma?” Joyciane

 Joyciane, espuma nada mais é do que suspensão de um gás em um líquido, que é caracterizada pela formação de pequenas bolhas. Então a espuma do mar é apenas um monte de incontáveis bolhas de diversos tamanhos.

Mas, como sabemos, a água do mar, não é apenas água. Se você encher um copo transparente com um pouco de água do mar, você terá uma água cheia de pequenas partículas como sais dissolvidos, proteínas, gorduras, algas mortas, e um monte de outras porções de matéria orgânica. Se você agitar o copo vigorosamente, pequenas bolhas irão se  formar na superfície do líquido. O que acontece é que a formação de bolhas (espuma) pode acontecer em qualquer líquido que contenha uma grande quantidade de compostos orgânicos dissolvidos.

 Na água do mar temos uma quantidade inesgotável desses compostos resultantes de fenômenos químicos que ocorrem a partir dos seres vivos que lá vivem. Por isso, os mares e oceanos constituem um caldo riquíssimo em matéria orgânica, que são ingredientes indispensáveis para a formação das bolhas que formam a espuma.

 Na água do mar, as algas são as principais fontes de matéria orgânica para formação de espumas espessas. Quando ocorrem grandes florações de algas, elas liberam na água do mar grandes quantidades de matéria em decomposição. Com a agitação das ondas, essa matéria orgânica é agitada formando a espuma branquinha que tanto embeleza a crista das ondas.

A espuma do mar se forma a partir da matéria orgânica dispersa na água!

FONTE: Life Little Mysteries

Categorias Curiosidades,Visitante Curioso