Sua saúde

É verdade que comer doces causa vermes?

Comer doces causa lombriga? Quem tem verme come muito doce?

“Minha mãe sempre falou que comer doces causa lombriga? Outra dúvida é se pessoas com verme come muito doce? Eu queria entender isso melhor.” Katiuscia

Katiuscia, na verdade uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ingerir açúcar em demasia e como consequência, adquirir vermes é uma crença antiga. Contudo, esse mito ainda sobrevive na vida de muitas pessoas. A propósito, a verminose é uma doença provocada por agentes específicos como vermes parasitas, especialmente aqueles que vivem no interior do corpo.

Para adquirir a maioria das verminoses é preciso ingerir alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc…). É claro que se ingerirmos um doce contaminado com ovos de algum verme, é possível adquirir uma verminose, mas não existe nenhuma relação do açúcar com a verminose. Qualquer outro alimento contaminado pode transmitir vermes.




Leia também: As sementes de mamão têm duas enzimas poderosas que podem acabar com seus vermes intestinais

Apesar de os médicos garantirem que, dentro dos sintomas clínicos, um paciente com vermes não apresenta nenhuma vez a alteração de hábitos alimentares, é comum mesmo essa crendice popular de que há uma procura maior por doces quando se tem vermes. A literatura médica garante que o “coitado” do verme não tem culpa de nada e que a pessoa que come muito doce, come porque gosta e pronto! Por outro lado, se você já tem vermes, comer doces irá “alimentá-los”, assim como qualquer outro alimento ingerido.

 Em síntese, guloseimas não causam vermes, pessoas que comem muito doces não necessariamente estão com vermes.



g1
3 comentários

3 Comments

  1. Gabriela

    em

    Oi sou a Gabi tenho 14 anos Gostei muito desse Blog . Vo fala isso com a minha mãe quando ela vier falando que doce da verme kkk

  2. Sandra

    em

    Olá Karlla, gosto muito do seu blog, mas gostaria de informar que no seu comentário acima, no trecho “A verminose é uma doença provocada por agentes específicos como parasitas e protozoários” houve um engano. As verminoses são doenças causadas exclusivamente por vermes parasitas e não por protozoários. Solicito a correção dessa informação, pois devido ao excelente trabalho que você faz no blog eu o recomendo aos meus alunos e eles me questionaram quanto a esta postagem.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo