Curiosidades

Por que nossas veias são azuladas se nosso sangue é vermelho?

“Quando cortamos vimos que nosso sangue é vermelho, mas nossas veias são azuladas ou esverdeadas. Por que?” Júlia Patrícia

“Por que temos veias de cor verde e outras que parecem ser azul, que vemos nos pulsos. Na verdade isso me intriga, se o sangue é vermelho sendo assim, porque as veias e vasos não são da mesma cor? O que é responsável por dar essa coloração.” Viviany Gonçalves




Na verdade, Júlia e Viviany a explicação é bem mais simples do que parece. Nossas veias são transparentes e nosso sangue é realmente vermelho devido a  um pigmento chamado hemoglobina que dá a coloração. Como nossa veia não ter cor e nosso sangue é vermelho, o ideal é que as veias parecessem também avermelhadas, mas não é isso que nossos olhos veem.

Quando a luz atravessa nossa pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por causa disso, nossos olhos as veem azuis. Segundo uma crença bem antiga, costumava-se dizer que a nobreza tem sangue azul, e isso faz sentido, pois de uma raça de pele sempre muito branca, e mantinham esse fenótipo (característica externa) por se casarem entre primos e parentes próximos, a fim de manter a “pureza” da raça. As veias eram bem destacadas diante da pele tão clara, e então as veias pareciam mais azuis do que qualquer outra pessoa.



O processo funciona assim: quanto mais oxigenado for o sangue, a coloração vermelha é mais vibrante. E se o sangue acabou de vir dos pulmões, onde é “recarregado” de oxigênio, ele será mais vivo e brilhante. No final do trajeto, já nos capilares, pequenos vasos que irrigam o oxigênio nos órgãos (seus lábios, por exemplo, são vermelhos devido aos capilares), para então voltar ao coração. No caminho de volta ao coração, ele passa pelas veias, já sem tanto oxigênio, e aí já é um vermelho escuro, quase roxo. Chegando ao pulmão, o sangue recebe a nossa “recarga’ de oxigênio, e começa tudo de novo!

4410038258_90d5d2f068_z

Quando a luz atravessa nossa pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por causa disso, nossos olhos as veem azuis.



———————————————–

FONTE

10 comentários

10 Comments

  1. Edmilson

    em

    Ta ai algo que eu sempre fui curioso, então a questão é basicamente da cor refletida e absorvida. Valeu!

  2. Maria Angélica

    em

    Mas nas aulas de anatomia, sem pele pra fazer essa refração, as veias e artérias eram azuis . E pra saber a diferença entre elas, a gente apalpava (escondido) sem as luvas. Achei que fosse a cor natural delas .

  3. Tiago Santana

    em

    Então significa que o Hulk é vermelho???

    Ja que quando ficamos irratados ficamos vermelho, o Hulk quando fica muito irritado ele fica muito vermelho, então quando a luz atravessa a pele dele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a verde é rebatida.

    by: Arquimedes!

  4. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs.

    Divulgue quantas postagens gratuitamente você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

  5. ianik

    em

    olha bastava falar somente o simples, com oxigenação diminuida caracteristica do sangue que retorna ao coração, a hemoglobina perde sua coloração vermelha devido ao centro férrico ter apenas 50-75% de O2, uma pessoa com coloração esverdeada em labios e dedos, tem o que? esta com asfixia pois o as hemoglobinas estãom ficando descarregadas de O2, os tecidos estão usanso ao máximo as moléculas e sobrando muito CO2 deixando esverdeado ou azulado (cianose). hahah simples e rapido….fuck yeah

  6. Doctor

    em

    Essa foi a explicação mais genérica que já vi. É obvio que alguma coisa é azul, porque absorve as outras cores e reflete o azul. Isso acontece com todas as cores. Algo é vermelho porque absorve todas as outras cores e reflete obviamente o vermelho. Aff…

  7. Samanta

    em

    Bem legal descobrir de onde vem a expressão “sangue azul”.

  8. Evelyn

    em

    Nooooossa é mut simples mesmo eu ñ sabia de tudo isso so um pouco agora eu sei eu adorei as explicações aliás boa explicação viu, comm essas explicações vai ajuda e mut as pessoas q ñ sabem, a saber, fazer trabalhos etc.etc….eu tenho ma+ pra falar mas esqueci ai me deu branco xau!!!

  9. Mariland

    em

    Sobre a origem da expressão “sangue azul”: certa vez, uma professora explicou que, naqueles tempos, o povo, a ralé, praticamente não tomava banho, tendo assim a pele encardida pela sujeira acumulada, o que impedia de tornar suas veias visíveis.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo