Por que os gatos se lambem o tempo todo?

 

“Eu tenho 3 gatos, que eu amo demais… Eles estão sempre se lambendo, me disseram que fazem isso como se estivessem tomando banho, é verdade?” Anna Júlia

Anna, existem várias razões para que o gato esteja sempre se lambendo e uma dela é realmente se limpar. Daí a expressão “tomou banho de gato“, o que significa que a pessoa se limpou, mas não entrou na água

Bem, a língua do gato é áspera, possui, na sua superfície, papilas em forma de ganchinhos formando uma espécie de pente (veja na imagem a baixo) que ao passar no pelo, retira sujeira, mantém o pelo macio e pode até mesmo tirar parasitas. Mas ficar limpinho não é a única causa das lambidas. Esse comportamento também garante uma impermeabilidade no seu pelo, o que dificulta a proliferação de parasitas. Também pode manter o corpo resfriado em dias quentes e em dias frios, diminui a perda de calor mantendo o corpo aquecido.

Esse comportamento excessivo pode ser sinal de alguma neuropatia, uma doença cerebral, uma inflamação, ou de uma doença alérgica na pele que está causando coceira. Gatos também se lambem quando estão entediados, quando estão sozinhos por um longo período ou não tem nenhuma atividade interessante. Nesses casos é preciso ter cuidado, pois a “labeção” pode se tornar um vício.

Essa também pode ser uma atitude instintiva. Há milhares de anos, quando os gatos ainda não eram domesticados pelo homem e tinham uma vida selvagem, após cada refeição eles “se banhavam” passando a língua por todo corpo para retirar o cheiro do alimento e não chamar a atenção dos predadores. Seja qual for a razão, não tem coisa mais fofa do que ver um gatinho se lambendo com prazer, não é?

35

A língua do gato possui estruturas parecidas com ganchinho que ajudam a manter o pele bem limpo!

————————————————-

Categorias Animais,Curiosidades,Visitante Curioso