Curiosidades

Impressões digitais tem importância biológica?

“As impressões digitais tem alguma importância além da nossa identificação?” Eliana Maria




Boa pergunta Eliana! Apesar das nossas impressões digitais serem amplamente utilizadas na nossa identificação, é claro que elas não existem com essa finalidade. Na verdade as impressões possuem uma importância muito grande na nossa vida. Impressões digitais são desenhos formados pelas elevações da pele, as papilas que estão presentes nas polpas dos dedos das mãos. Elas são únicas em cada indivíduo e diferentes inclusive entre gêmeos univitelinos. As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.

Uma das mais importantes funções dessas pequenas saliências da pele, as cristas papilares, é a ação antiderrapante, ou seja, a capacidade de aumentar o coeficiente de atrito da pele tornando mais fácil agarrar e segurar as coisas. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.

Nossas digitais também melhoram o sentido do tato, pois são extremamente sensíveis ao toque. Essa sensibilidade é de certa forma devido a uma nervo especial chamado corpúsculo de pacini, que são receptores sensíveis que “embalam” as pontas dos nossos dedos. Esses corpúsculos são muito sensíveis a vibração, quando esfregamos um objeto com a ponta dos dedos acontece uma vibração que é imperceptível para nós, mas são captadas pelos esses receptores.

Todas as pessoas precisam ter impressões digitais, mas nem todas as possuem. Existe uma doença chamada Síndrome de Nagali, que consiste na ausência das cristas papilares. Por consequencia de algum trauma, como queimadura, ou alguma doença como psoríase as pessoas podem perder temporariamente e permanentemente as digitais.



Fingerprint_detail_on_male_finger

Impressões digitais são únicas em cada indivíduo. Ninguém tem o mesmo desenho!

FONTE

4 comentários

4 Comments

  1. Eu não tinha conhecimento desta síndrome!

  2. DEBORA VAZ DE OLIVEIRA

    em

    A minha professora, teimou comigo que as impressões digitais de gemeos identicos sao iguais. Poderia comentar aki no site. obrigado.

  3. Paulo

    em

    Debora, nem de gêmeos univitelinos, clones entre si. A formação das papilas depende muito do ambiente onde ocorre o desenvolvimento e mesmo no interior do útero, ele é suficientemente diferente entre os dois indivíduos.

  4. Emerson

    em

    Outros que perdem as digitais são os colhedores de frutas cítricas pois muitos não utilizam adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPI), como as luvas. Suas mãos entram continuamente em contato direto com o ácido das frutas e eles “perdem a identidade”…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo