Curiosidades

Por que rimos de coisas engraçadas?

“Acho o seu blog muito interessante. Passo horas lendo! Queria saber porque damos risada quando alguma coisa é engraçada. O que desencadeia essa reação?” Rodrigo Fontes




Rodrigo, obrigada pelo elogio. Bem, os seres humanos não são os únicos animais que têm a capacidade de rir de coisas engraçadas ou por uma simples sensação de bem estar e felicidade. O sorriso tem sido observado em diversas espécies não-humanas de primatas durante um contato social. Este tipo de resposta comportamental serve como um sinal para o grupo, espalhando emoções positivas, diminuindo o estresse e contribuindo para a aproximação do grupo. Afinal rir é agradável!

Gelotologia é nome dado ao estudo fisiológico do riso. Pesquisadores sugerem que o riso vem de várias regiões do cérebro. Uma situação engraçada ou uma piada, geralmente com um final incongruente, arranca risadas facilmente, e nem parece, mas enquanto ouvimos a piada nosso cérebro está trabalhando aquela história e acontece mais ou menos assim: o lado esquerdo do córtex (camada de células que cobre inteiramente a superfície do cérebro) analisou as palavras e a estrutura da piada. Então, o grande lobo frontal do cérebro, envolvido nas respostas sociais e emotivas, torna-se muito ativo; o hemisfério direito do córtex executa a análise intelectual necessária para “entender” a piada. Depois, a atividade das ondas cerebrais espalha-se para a área de processamento sensorial do lobo occiptal (área na parte de trás da cabeça que contém as células que processam os sinais visuais), essa estimulação da região motora provoca respostas físicas à piada, ou seja, o riso. Essa resposta é diferente do que acontece com as respostas emocionais. Elas parecem confinadas a específicas áreas do cérebro, enquanto a risada parece ser produzida por um circuito que percorre várias regiões do cérebro.

A Dopamina, uma substância química do cérebro, é o neurotransmissor precursor da adrenalina e da noradrenalina e tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central. É ela que nos faz sentirmos bem quando rimos. Alguns estudos têm demonstrado uma melhoria na saúde para doentes crônicos quando eles são expostos a estímulos engraçados. Assim, o velho ditado “Rir é o melhor remédio” provavelmente tem uma ponta de verdade!

Ugly-Women-10



O sorriso é uma forma de liberar dopamina e fazer que nos sentimos bem e felizes!

———————————————-

FONTE FONTE

8 comentários

8 Comments

  1. Danilo

    em

    Muito bom, gostei do artigo 😀
    *sorriso* xD

  2. Matheus

    em

    Belo post Karlla :D.
    E quanto ao riso ser “contagioso”?
    Abs

  3. maria

    em

    o sorriso das crianças (bebes) então, é maravilhoso!!!!!

  4. Carol Moraes

    em

    Eu rio e até dou gargalhadas. Mas digamos que 80% de tudo o que as outras pessoas acham engraçado, eu não acho e fico séria. É normal, ou eu posso ter falta de alguma vitamina no cérebro ou até deficiência?
    Ao contrário, na maioria das vezes eu é que faço os outros rirem, falo coisas bem idiotas que eu não acho graça mas quem ouve morre de rir!

    • Priscila

      em

      Eu pensei o mesmo, algumas vezes até acho graça mais não sinto vontade de rir.

  5. Ennio

    em

    Meu cachorro da risada, sem som, mas dá. Estranho ? haha acho que não 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo