Curiosidades

Tique nervoso: Vontade incontrolável de fazer movimentos ou sons repetitivos

Tique nervoso: Vontade incontrolável de fazer movimentos ou sons repetitivos
Esse texto foi informativo para você?

“Eu tenho um cacoete (tique nervoso). Eu fico mexendo ou girando o pescoço para estalar repetidamente. Acontece de 3 em 3 Minutos. Eu eu queria saber o que causa e o que é cacoete.” Henrike Nunes

O tique nervoso não tem lugar certo para acontecer. Pode ser no meio de uma conversa, na fila do banco, ou durante uma aula. Parece incontrolável e acaba levando a pessoa a ser o centro das atenções por não controlar o comportamento estranho. São tremiliques, grunhidos, estalidos com a língua e tantos outros. A doença é conhecida como Síndrome de Gilles de la Tourette ou Síndrome dos Tiques, mais popularmente chamada de “cacoete”.


Poucas pessoas sabem que os tiques são a expressão mais perceptível de uma doença neurológica ainda incurável e pouco conhecida. É um distúrbio de origem genética, mas que não compromete as capacidades mentais, de raciocínio e nem as habilidades físicas. Como essa síndrome tem uma expressão variável, a maioria dos portadores, não tem idéia de portar a patologia, tratam como se fosse uma “mania feia” e por isso não procuram tratamento.

O início da síndrome geralmente se manifesta na infância ou juventude do indivíduo, eventualmente atingindo estágios classificados como crônicos. Os tiques podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça. Assim como não conseguimos ficar o tempo todo com os olhos abertos porque o corpo reage de forma inconsciente para que os olhos pisquem, essa síndrome também possuem sintomas que ocorrem involuntariamente. Raramente o portador é capaz de controlar um mínimo os seus tiques por períodos prolongados de tempo.

O primeiro caso da Síndrome de la Tourette apontado pela literatura médica data de 1825. É a descrição do quadro clínico da Marquesa de Dampierre. Ela apresentava muitos tiques involuntários simples afetando diversas partes do corpo e também imitava frases ditas pelos outros (ecolalia) e repetia gestos obscenos (coprolalia), que são tiques complexos. Ela viveu até os 86 anos e teve seu quadro estudado pelo neurologista francês Gilles de la Tourette, que deu nome à síndrome.

cacoeta

A Síndrome de Gilles de la Tourette provoca no portador movimentos e/ou sons involuntários e incontroláveis.

FONTE


Comentários

Novidades

Topo