Curiosidades

Tique nervoso: Vontade incontrolável de fazer movimentos ou sons repetitivos

“Eu tenho um cacoete (tique nervoso). Eu fico mexendo ou girando o pescoço para estalar repetidamente. Acontece de 3 em 3 Minutos. Eu eu queria saber o que causa e o que é cacoete.” Henrike Nunes




O tique nervoso não tem lugar certo para acontecer. Pode ser no meio de uma conversa, na fila do banco, ou durante uma aula. Parece incontrolável e acaba levando a pessoa a ser o centro das atenções por não controlar o comportamento estranho. São tremiliques, grunhidos, estalidos com a língua e tantos outros. A doença é conhecida como Síndrome de Gilles de la Tourette ou Síndrome dos Tiques, mais popularmente chamada de “cacoete”.

Poucas pessoas sabem que os tiques são a expressão mais perceptível de uma doença neurológica ainda incurável e pouco conhecida. É um distúrbio de origem genética, mas que não compromete as capacidades mentais, de raciocínio e nem as habilidades físicas. Como essa síndrome tem uma expressão variável, a maioria dos portadores, não tem idéia de portar a patologia, tratam como se fosse uma “mania feia” e por isso não procuram tratamento.

O início da síndrome geralmente se manifesta na infância ou juventude do indivíduo, eventualmente atingindo estágios classificados como crônicos. Os tiques podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça. Assim como não conseguimos ficar o tempo todo com os olhos abertos porque o corpo reage de forma inconsciente para que os olhos pisquem, essa síndrome também possuem sintomas que ocorrem involuntariamente. Raramente o portador é capaz de controlar um mínimo os seus tiques por períodos prolongados de tempo.

O primeiro caso da Síndrome de la Tourette apontado pela literatura médica data de 1825. É a descrição do quadro clínico da Marquesa de Dampierre. Ela apresentava muitos tiques involuntários simples afetando diversas partes do corpo e também imitava frases ditas pelos outros (ecolalia) e repetia gestos obscenos (coprolalia), que são tiques complexos. Ela viveu até os 86 anos e teve seu quadro estudado pelo neurologista francês Gilles de la Tourette, que deu nome à síndrome.



cacoeta

A Síndrome de Gilles de la Tourette provoca no portador movimentos e/ou sons involuntários e incontroláveis.



FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Edmilson

    em

    Eu tambem vivo estalando o pescoço, eu até controlo mas so para de incomodar depois de estalar.

  2. Meu filho mais velho tem essa síndrome. As crises são piores se ele estiver sobre alguma tensão. Já foi muito pior. Houve um tempo na qual atrapalhava ele até a dormir e andar, hj está mais controlada mas como ele tem consciência agora ele é muito recluso pois tem vergonha dos cacoetes. É muito inteligente, até acima da média.

  3. Janaina

    em

    Eu tenho cacoete em todo lugar q imaginar huahuahua…. mas o mais frequente é no pescoço ¬¬ , chega a ficar dolorido o local =/

  4. sab

    em

    Tiques não necessariamente são síndrome de la tourrete! De forma alguma! Essa síndrome envolve muitos sintomas, que incluem dversas tipos de tiques. Se a pessoa tiver um tique isolado, com certeza não é essa sídrome.

  5. Elisa

    em

    Meu namorado tem 33 anos e tem desde os 9 anos agora to gravida meu filho vai ter esses tiques?

  6. Layanie

    em

    Existe um filme chamado “O primeiro da classe” (front of the class), baseado em fatos reais, que conta a história de um cara que possui essa síndrome e sonha em ser professor. O filme é muito bacana.

  7. Wagner Medeiros

    em

    Existe um incorreção no texto acima! Síndrome de tiques e Síndrome de Gilles de La Tourette não são a mesma coisa! A Síndrome de La Tourette envolve a presença de tiques motores (movimentos involuntários de alguma parte do corpo) e a presença de tiques vocais (pigarreamento, coprolalia, ecolalia, palilalia, dentre outros). É importante ressaltar que para ser diagnosticado como Síndrome de Gilles de La Tourette deve haver a ocorrência tanto dos tiques vocais quanto dos motores, obrigatoriamente. Existem diversos graus de complexidade tanto dos tiques motores quanto dos tiques vocais. É uma doença que não tem cura, mas com medicamentos pode-se melhorar bastante os sintomas.

  8. Eu tenho desde a infância, é muito ruim isso cara. E piora quando estou ansiosa, nervosa ou tensa. Como faço pra tratar, tenho que passar no neurologista?
    Antes eu me isolava muito por isso, agora já aceito mais. Mas é realmente incomodo, as pessoas sempre estranham e não da pra controlar, as vezes fica até dolorido o locar aonde tenho tiques.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo